O nessa segunda-feira dia 21,o aplicativo WhatsApp GB se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Isso aconteceu pela grande quantidade de usuários da versão alternativa do mensageiro, que começaram a relatar que estavam sendo banidos da plataforma.
Alguns internautas também afirmaram que além do banimento no “WhatsApp pirata”, seus números de telefone foram bloqueados. Assim, muitos não conseguiram ter acesso à versão oficial do WhatsApp.
Para queles que não sabem, essa não é a primeira vez que o WhatsApp GB causa problemas para os usuários no ano de 2019, muitas contas foram bloqueadas pelo mesmo motivo. Mesmo assim, a solução ainda é bastante procurada, mesmo os usuário sabendo que pode levar à exclusão permanente do app oficial.
Como funciona o WhatsApp GB?
O WhatsApp GB é um app de mensagens inspirado na plataforma original WhatsApp. O app conta com varias funções que não possui no original como, a possibilidade de utilizar duas contas simultaneamente, em um único celular.
Disponível apenas para Android, o WhatsApp GB traz respostas automáticas, filtros de mensagem, temas personalizados que alteram todo o visual, traz também diferentes configurações para o status. A função “não perturbe” e diversas funções.
Alguns usuários utilizam o app por causa de funções que driblam regras de privacidade do WhatsApp, como não exibir o status “online” e visualizar mensagens apagadas de outros usuários.
As funções encontradas no app oficial podem ser utilizadas normalmente neste app. O usuário precisa ter uma conta na plataforma original para levar seu perfil ao serviço alternativo.
Os riscos do WhatsApp GB.
Assim como o download e a instalação de qualquer outro APK, a utilização do WhatsApp GB envolve alguns riscos. Neste caso, os recursos de segurança disponíveis na versão convencional não são ativados.
Sem a criptografia de ponta a ponta, todos os dados do perfil podem ser interceptados por terceiros, inclusive cibercriminosos. Isso quer dizer que as conversas, fotos, vídeos, senhas, arquivos e outras informações ficam comprometidas, havendo a possibilidade de utilizá-las em golpes.
O usuário desta e de outras versões não oficiais do WhatsApp correm o risco de serem excluídos permanentemente do mensageiro. Conforme a empresa, isso acontece caso o usuário não mudar para a plataforma oficial após ser banido temporariamente.
Como recuperar a conta?
Caso tenha recebido uma mensagem dizendo “temporariamente banido” no WhatsApp? pode ser provável que você tenha sido bloqueado por utilizar o WhatsApp GB ou outra versão alternativa. Basta aguardar o tempo de banimento expirar.
Você ainda poderá recuperar a sua conta banida, desde que concorde em voltar a utilizar o app oficial. siga os passos abaixo:
- Aguarde o cronômetro do banimento finalizar;
- Abra o WhatsApp GB e vá em Mais opções > Conversas > Backup de conversas;
- Nas configurações do seu celular, toque em “Armazenamento” e depois em “Arquivos”;
- Procure a pasta “WhatsApp GB”, toque nela e segure para selecioná-la;
- No canto superior direito, pressione “Mais” e escolha “Renomear”, mudando o nome da pasta para “WhatsApp”;
- Agora, baixe o app oficial do WhatsApp na Google Play Store ou no site do mensageiro;
- Abra o WhatsApp, adicione e confirme o seu número de telefone;
- Na tela seguinte, que exibe o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo;
- Aguarde o programa carregar as conversas existentes e volte a usar o mensageiro normalmente, lembrando que um novo bloqueio pode ter consequências mais graves.