Wayback Machine volta ao ar após ataque, mas ainda com Restrições

A Wayback Machine, famosa por armazenar versões antigas de sites, voltou a funcionar nesta segunda-feira (14) após ser alvo de um ataque DDoS que tirou a plataforma do ar na última semana. No entanto, o site ainda está operando com limitações. Por enquanto, os usuários podem apenas consultar páginas antigas já arquivadas, enquanto o envio de novas cópias continua indisponível.

Segundo Brewster Kahle, fundador do Internet Archive, o site foi colocado em modo de “leitura” para que a equipe pudesse reforçar a segurança e prevenir futuros ataques cibernéticos. Ele também alertou que a plataforma pode precisar ser colocada offline novamente, caso novos ajustes sejam necessários. “É seguro retomar, mas pode precisar de mais manutenção e, nesse caso, será suspenso novamente”, afirmou Kahle em seu perfil no X (antigo Twitter).

Acervo Seguro e Prazo de Recuperação

A boa notícia é que, de acordo com Kahle, o gigantesco acervo digital do Wayback Machine, com mais de 916 bilhões de páginas arquivadas, não foi comprometido durante o ataque. Além disso, o acesso às contas de e-mail dos colaboradores e aos rastreadores usados pelas Bibliotecas Nacionais foi restaurado com sucesso.

Quanto à volta completa do serviço, Kahle disse que agora a equipe trabalha com um prazo de “dias, não semanas” para que o site retorne com todas as suas funcionalidades. Recentemente, o Google começou a exibir links para páginas arquivadas no Wayback Machine nos resultados de pesquisa, facilitando o acesso a versões antigas de sites que não estão mais disponíveis.

Se você costuma usar o Wayback Machine, fique de olho nas atualizações e aproveite para recuperar conteúdos enquanto o site está em “modo leitura”.