Aprender a programar e viver da renda gerada pelo seu software é possível?

Eu assisti uma palestra sobre como transformar projetos paralelos em startups lucrativas e viver da renda gerada pelo seu software, e eu quero compartilhar com você alguns aprendizados que eu tive.

Essa palestra é do Pieter Levels, um cara que não sabia programar e enquanto aprendia a programar ele foi desenvolvendo vários projetos e criou a meta de criar 12 startups em 12 meses(em uma parte desse post você vai ver os links para os softwares que ele criou):

Geralmente os programadores pensam muito na teclonogia, nas linguagens de programação, IDEs e frameworks, e deixam de lado o produto e o resultado do negócio.

viver da renda gerada pelo seu software – como ele faz isso:

Ele ganha 50 mil dólares por mês com o lucro gerado pelos projetos que deram certo e viaja pelo mundo enquanto mantem os projetos funcionando, desenvolve novas funcionalidades e se mantem em contato com os usuários.

Assista esse vídeo abaixo para saber mais sobre todo o conteúdo que você está lendo ao longo desse artigo:

Ele faz o melhor que ele pode com o que ele sabe focando no resultado do negócio e não na tecnologia.

Ele desenvolveu todos os projetos com html, css, javascript Vanilla, PHP e Python não usa frameworks de javascript como React.js, Angular ou React Native.

Ele interage com a comunidade de usuário com muita frequência no twitter e nas lives que ele faz, inclusive, ele fez um série de lives no twitch mostrado ao vivo o desenvolvimento de um software.

Ele faz estritamente o que é necessário para resolver o problema dos usuários e não perde tempo incluindo recursos desnecessários para isso.

O Pieter Levels vive da renda gerada por esses softwares e é um nomade digital que trabalha enquanto viaja pelo mundo.

Algumas recomendações do Pieter Levels:

  • Faça a coisa mais simples que seja possível desenvolver com as suas habilidades atuais
  • Aprenda a programar fazendo e pesquisando no Google
  • Resolva os seus próprios problemas
  • Faça você mesmo

Ele escreveu um livro chamado MAKE BOOTSTRAPPER’S HANDBOOK, eu comprei e estou lendo agora, se você tiver interesse no que ele ensina no livro, deixa um comentário aqui que eu faço artigos e/ou vídeos mostrando o que eu aprender com esse livro.

O que ele faz é algo que falta na maioria dos programadores.

Ele falhou varias vezes e alguns dos produtos que ele desenvolveu não deram certo e foram descontinuados enquanto outros produtos fizeram sucesso.

Após desenvolver a 1ª versão, ele lança em sites como:

Vídeo da Palestra:

Recomendo que você assista os outros vídeos do canal dele e que você também aprenda programação criando projetos para usuários reais ao invés de exercícios repetitivos de livros de programação.

Softwares que ele desenvolveu:

A recomendação para assistir essa palestra veio de um vídeo do canal do Henrique Bastos, um ótimo canal que eu acompanho que fala não só sobre programação em Python mas também sobre autonomia e como entender e avaliar o impacto do seu código no resultado financeiro gerado na empresa onde você trabalha, nos seus clientes ou no seu negócio.

Qual a sua resposta para a pergunta: Aprender a programar e viver da renda gerada pelo seu software é possível?

Vídeo onde eu vi a recomendação dos vídeo do Pieter Levels:

Outras referencias:

https://www.indiehackers.com/podcast/043-pieter-levels-of-nomad-list

https://wip.chat/@levelsio