Engenheiros da Consumer Reports fizeram um teste, onde foi demonstrada o quando é fácil enganar o sistema Autopilot da Tesla que funciona sem ninguém ao volante, essa demonstração utilizou um Tesla Model Y, que se movimentou normalmente sem identificar que o assento do motoristas estava vazio.
Mas de acordo com site, o carro conseguiu realizar diversas viagens de forma automática em pista de testes fechadas, o sistema não revelou somente uma brecha por não identificar se o motorista estava prestando atenção, como também por não notar que não havia um motorista ao volante.
No momento da demonstração, Jake Fisher, diretor sênior de testes de automóveis da CR, sentou-se no banco do motorista, em cima do cinto de segurança afivelado, caso contrário, o carro não permitiria habilitar o sistema, e ativou o piloto automático, logo em seguida, usou a discagem rápida no volante para parar o veículo e, então, colocou uma pequena corrente pesada no volante para simular a pressão das mãos. Fisher pulou para o banco do passageiro e conseguiu controlar o carro, aumentando a velocidade, por meio da discagem rápida.
Segundo o relato da CR, o carro subiu e desceu a pista de oitocentos metros repetidamente, nunca notando que ninguém estava no assento do motorista.
Afirmou Fisher. “A Tesla está ficando para trás de outras montadoras, como a GM e a Ford que, em modelos com sistemas avançados de assistência ao motorista, usam tecnologia para garantir que o motorista esteja olhando para a estrada”.
Segundo Fisher, a Tesla poderia, minimamente, usar um sensor de peso no banco do condutor para poder saber se há alguém sentado atrás do volante antes de acionar o piloto automático. Outras empresas também contam com sistemas de câmeras que rastreiam os movimentos dos olhos e da cabeça do motorista para certificar-se de que ele está prestando atenção.