Por muito tempo os usuários do Linux sofreram um pouco com a falta de opções em placas de vídeo. Até o momento a Nvidia era a única fabricante que possuia um suporte decente para drivers open source, porém a AMD está melhorando um pouco esta situação.
Recentemente foram lançadas as duas novas placas de vídeo da AMD: Radeon Veja 56 e Radeon Vega 64. O site Phoronix fez um review extenso com resultados de benchmark dos dois novos modelos da AMD e o resultado foi surpreendente com drivers de código aberto.
Segundo os testes feitos pelo site Phoronix, a linha Vega é atualmente a melhor opção para os usuários do Linux que não querem depender de drivers proprietários para aproveitar um bom desempenho gráfico.
As Radeon Vega tiveram um bom desempenho utilizando os drivers de código aberto contidos no próprio Kernel Linux, tendo resultados melhores do que o AMD GPU PRO. Não apenas isso, mas em alguns aspectos elas conseguiram resultados melhores do que as poderosas 1080Ti da Nvidia.
A boa notícia é que a linha Vega é mais barata do que as suas principais concorrentes (Linha GTX da Nvidia). Infelizmente a comparação de preço só funciona lá fora, já que aqui no Brasil elas podem acabar chegando muito mais caras (como foi o caso do Ryzen).
Porém, para quem quer ter um excelente desempenho gráfico no Linux, não quer contar com drivers proprietários e tem como importar uma dessas placas, a Vega é sem dúvidas a melhor opção.
Apesar da agradável surpresa aos usuários Linux, os analistas comentaram sobre o fato do suporte no Windows ainda ser muito melhor do que no Linux. E apesar de terem alguns aspectos melhores que a 1080, de modo geral as placas da Nvidia ainda estão indo muito melhor no Linux.
Ou seja, está bom, mas tem que melhorar bastante ainda.