O Google Chrome tem uma margem folgada 67,09% de participação no mercado de navegadores para desktop e assim, ainda se mantêm na liderança, no levantamento da StatCounter, o Safari fica coma segunda colocação em popularidade, com uma participação de 10,13% do mercado, o Microsoft Edge ao arrecadar uma fatia de 8,04% aparece na terceira posição. Esses dados relevam que o Microsoft Edge conseguiu ultrapassar o Firefox e colocou o famoso concorrente na quarta posição com a participação de mercado de 7,97%. Se levamos em conta apenas o Windows, o Edge fica com a segunda posição popularidade, pois pode significar uma migração de usuários do Firefox e do próprio Chrome para o browser da Microsoft, que recebe atualizações constantes com melhorias e complementos exclusivos.
Apesar dos esforços que a empresa faz, o Internet Explorer ainda é usado por muita gente no mercado, com o falecido navegador, que já foi descontinuado há um bom tempo, permanece rodando nos computadores de 1,71% em todo o mundo, dessa forma isso se justifica pela quantidade elevada de usuários que ainda utilizam o Windows 7 ou anteriores, que já vinham com o Internet Explorer embarcado.
Agora, por outro lado, o Firefox ainda tem uma participação geral maior do que o Edge quando se considera o uso em celulares e tablets, mas seu espaço no mercado já está caindo lentamente, se continuar nesse ritmo, é possível que outros browsers ultrapassem o software da Mozilla até o fim do ano.
O navegador do Google também tem uma liderança no segmento móvel, com uma ampla vantagem sobre o da Apple, esse tio de dados são um reflexo bem geral no mercado de smartphones no mundo, que é subdividido entre Android e Ios- com a predominância do sistema Android.