A presença cada vez mais evidente da inteligência artificial em nossas vidas é inegável, seja por meio de assistentes virtuais ou aplicativos de mapas. No entanto, a renomada Universidade de Harvard, localizada em Massachusetts, nos Estados Unidos, foi além e introduziu um professor chatbot baseado em inteligência artificial chamado CS50 bot na disciplina de ciência da computação.
O professor chatbot estará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. A universidade incentiva os alunos de Ciência da Computação 50: Introdução à Ciência da Computação (CS50) a utilizar o professor chatbot para criar, corrigir códigos e solicitar conselhos para projetos a partir do segundo semestre deste ano.
O professor de ciência da computação de Harvard, David J. Malan, compartilhou com o The Harvard Crimson que a esperança da universidade é que, por meio da IA, possam eventualmente aproximar uma proporção de 1 professor para 1 aluno, fornecendo ferramentas baseadas em software que possam apoiar a aprendizagem dos alunos em seu próprio ritmo e estilo individual, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O CS50 bot é um chatbot desenvolvido com um modelo de linguagem criado dentro da própria Harvard. Segundo Malan, o novo professor de IA da universidade é semelhante a ferramentas como ChatGPT e GitHub Copilot, mas ele orientará os alunos para que eles encontrem as respostas, em vez de fornecê-las diretamente.
Os entusiastas da ciência da computação que não são alunos de Harvard também poderão utilizar os recursos do CS50 bot por meio do site oficial da universidade. O site informa que, mesmo que não sejam estudantes de Harvard, eles podem ter acesso gratuito ao curso e trabalhar nos materiais do curso ao longo de onze semanas.
Essa iniciativa da Universidade de Harvard mostra o compromisso em utilizar a inteligência artificial para aprimorar a experiência educacional dos alunos de ciência da computação. Ao fornecer um professor chatbot disponível 24/7, a universidade está garantindo um suporte contínuo e acesso a recursos adicionais, permitindo que os estudantes progridam em seu próprio ritmo e estilo de aprendizagem.
Essa abordagem inovadora também tem o potencial de democratizar o acesso ao conhecimento de ciência da computação, uma vez que os recursos do CS50 bot estão disponíveis para entusiastas e estudantes de qualquer lugar do mundo. Ao tornar o curso acessível a todos, Harvard está promovendo a disseminação do conhecimento e a colaboração global no campo da ciência da computação.
No cenário em constante evolução da tecnologia, iniciativas como essa são essenciais para preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do futuro. O professor chatbot CS50 é um exemplo de como a IA pode ser aproveitada para melhorar a educação e apoiar os estudantes em sua jornada de aprendizagem, promovendo uma abordagem mais personalizada e acessível.