UML vem do inglês Unified Modeling Language e em português Linguagem de Modelagem Unificada, que é uma linguagem-padrão para elaboração da estrutura de projetos de software. UML não é uma metodologia de desenvolvimento, isso significa que ela não irá dizer o que fazer primeiro e logo em seguida ou até como projetar um sistema, UML vai lhe auxiliar a visualizar o seu desenho e a comunicação entre os projetos e em alguns casos a identificação dos processos. UML poderá ser empregada para a visualização, a especificação, a construção e a documentação de artefatos que façam uso de sistemas complexos de software. Na área da engenharia de Software, a UML permite apresentar um sistema de forma padronizada, pois é uma linguagem de modelagem com o intuito de facilitar a compreensão da pré-implementação. A UML possui uma modelagem de sistema adequada, cuja abrangência pode incluir desde sistemas de informação corporativos a serem distribuídos a aplicações baseadas na web até sistema complexo embutidos em tempo real. É uma linguagem muito expressiva que abrange todas as visões necessárias ao desenvolvimento e implantação desses sistemas.
A UML basicamente permite que o desenvolvedor possa visualizar o produto de seu trabalho em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, ela também pode especificar significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.
O esforço para a criação do UML começou em outubro de 1994, quando o Rumbaugh se juntou a Booch na Rational. Com objetivo de unificar os métodos Booch e OMT, com o decorrer de uma de trabalho, teve o lançamento em outubro de 1995, o esboço da versão 0.8 do Unified Process – Processo Unificado como era conhecido. Nessa mesma época o Jacobson de associou à Rational e o escopo do projeto da UML foi expandido para poder incorporar o método OOSE. Nascendo em junho de 196 a versão 0.9 da UML. No ano de 2000 a UML foi aprovada como padrão pelo OMG que significa Object Management Group, um consórcio internacional de emprese que define e ratifica padrões na área de Orientação a Objetos.
O UML tem como objetivo especificação, documentação, estruturação para sub visualizações e maior visualização logica do desenvolvimento completo de um sistema de informação.
Onde pode ser utilizada
A UML se destina principalmente a sistemas complexos de softwares. Tem sido empregada de maneira efetiva em domínios como os seguintes:
- Sistemas de informações corporativos
- Serviços bancários e financeiros
- Telecomunicações
- Transportes
- Defesa/Espaço Aéreo
- Vendas de Varejo
- Eletrônica médica
- Serviços distribuídos
O Que você pode modelar com UML?
A UML define treze tipos de diagramas, divididos em três categorias: Seis tipos de diagrama representam estrutura de aplicativo estática; três representam tipos gerais de comportamento; e quatro representam diferentes aspectos das interações:
- Os diagramas de estruturaincluem o diagrama de classes, o diagrama de objetos, o diagrama de componentes, o diagrama de estrutura composta, o diagrama de pacotes e o diagrama de implantação.
- Os diagramas de comportamentoincluem o diagrama de casos de uso (usado por algumas metodologias durante a coleta de requisitos); diagrama de atividades e Diagrama da máquina de estado.
- Os diagramas de interação, todos derivados do diagrama de comportamento mais geral, incluem o diagrama de sequência, o diagrama de comunicação, o diagrama de tempo e o diagrama de visão geral da interação.