Como Instalar o Ubuntu no Pendrive

Gravar o Ubuntu ou outras distros do Linux em um pendrive nunca foi tão simples. Afinal, com o USB-Creator essa tarefa se torna muito fácil de ser feita pois se trata de um assistente feito especialmente para essa finalidade. Dessa forma, qualquer pessoa pode ter uma das distribuições Linux em um pendrive e, assim, poderá mexer em outros computadores sem nenhum receio e ainda terá uma grande portabilidade que esse simples ato promove.

O USB-Creator ou Criador de Disco USB Inicializável, está disponível desde a versão 8.10 do Ubuntu e ele já está pré-instalado no mesmo.

O que é necessário para instalar o Ubuntu no pendrive

Para que o Ubuntu seja instalado no pendrive com a ajuda do USB-Creator é necessário ter o seguinte:

  • Uma imagem com a versão do Ubuntu correspondente a 8.10 ou superior a ela;
  • Um pendrive com capacidade de 1 GB ou superior para que o conteúdo da imagem seja armazenado;
  • Uma ISO (imagem) do Ubuntu com a edição para desktop.

Criando um pendrive inicializável no Ubuntu

São necessários alguns passos muito simples para isso:

  1. O disco USB deve ser plugado na unidade USB que está localizada no computador. É preciso se certificar que o disco foi reconhecido pelo computador para poder continuar com esse processo.
  2. Após ter essa certeza o usuário deve clicar em Sistema à Administração à Criador de disco Inicializável USB.
  3. O botão Outro deve ser clicado e a imagem do Ubuntu deve ser especificado quanto ao seu formato e ISO.
  4. Após essa etapa, o usuário deve selecionar o dispositivo USB que será instalado ou formatado.
  5. Para que o pendrive se torne um disco gravável é preciso indicar a quantidade de memoria que será utilizada para fazer o armazenamento.
  • Se o usuário não desejar que o pendrive seja um dispositivo modificável ele deve selecionar a opção que consta Descartado no Desligamento.
  1. Em seguida, deve-se clicar na opção Criar disco inicializável.

Uma das opções é Armazenados no espaço adicional reservado. Ela se trata do espaço para salvar os documentos e as configurações que estão presentes no pendrive que já é usado. Para que esses arquivos não sejam perdidos o usuário deve marcar essa opção e informar a quantidade de espaço que será reservada no pendrive para essa finalidade. Nos exemplos a quantidade de espaço sugerido é de 250 MB.

Espaço no pendrive

Caso a imagem ISO que está gravada no pendrive tenha sido armazenada ali com a ajuda do USB-Creator, não é recomendado que se retire o que já existe. O que o usuário pode fazer é instalar e remover os que forem instalados. No entanto, o que já vem como padrão no Ubuntu deve permanecer intacto.

Quando o usuário estabelece que um determinado espaço será usado para gravar as configurações no pendrive, um arquivo que recebe o nome de casper-rw é criado. Ele vai crescendo de tamanho até atingir o limite do que foi determinado para a gravação.

Nota: a imagem ISO que for instalada no pendrive não deve ser modificada. Apenas o que for armazenado no arquivo casper-rw é que pode ser modificado.

Assim, o espaço que é ocupado no pendrive é o tamanho da ISO juntamente com o que ficou determinado para o espaço de gravação. O restante pode ser usado normalmente para guardar os dados que o usuário julgue necessários para si.

Para tentar obter um espaço livre no pendrive pode-se fazer o seguinte: após fazer a instalação de algo nele, abre-se o terminal do Ubuntu que está instalado no pendrive para que o cache e os pacotes baixados para a instalação sejam eliminados e digitar o seguinte comando

sudo apt-get clean

 

  • Luiz C .

    eu instalei o ubuntu mas não consigo conectar via wifi