Ubisoft em crise: adiamentos e críticas fazem ações despencarem

A Ubisoft, famosa produtora francesa de videogames, está enfrentando uma onda de críticas de analistas e uma queda histórica no valor de suas ações após um alerta de lucro e o adiamento do lançamento de um dos seus jogos mais esperados, “Assassin’s Creed Shadows”. O jogo, que estava programado para novembro, foi adiado para fevereiro, e o recém-lançado “Star Wars Outlaws” também ficou abaixo das expectativas. Como resultado, as ações da empresa despencaram 21% na quinta-feira, atingindo o menor valor desde 2013.

 Analistas não pouparam críticas à Ubisoft. Doug Creutz, da TD Cowen, questionou a falta de ação do conselho da empresa diante das “falhas repetidas” da gestão. Thomas Singlehurst, da Citigroup, afirmou que a situação “prejudica ainda mais a reputação da Ubisoft em termos de execução”, enquanto Eric Ravary, da CIC Market Solutions, alertou que os atrasos e problemas vão “prejudicar o status das ações por um longo tempo”.

A Ubisoft tem enfrentado uma série de problemas com lançamentos desde a pandemia. O jogo “XDefiant”, por exemplo, deveria ter sido lançado no ano passado, mas só chegou ao mercado em maio deste ano. Outro exemplo é o tão esperado “Skull & Bones”, adiado seis vezes antes de finalmente ser lançado em fevereiro, mas que acabou recebendo avaliações apenas medianas, de acordo com o Metacritic.

Em resposta às críticas, um porta-voz da Ubisoft afirmou que o conselho da empresa “acredita que nossa estratégia é sólida” e que estão passando por uma “transformação profunda” para melhorar a execução e acelerar a transição para um modelo mais focado.

Além disso, a Ubisoft está enfrentando pressão do fundo de hedge AJ Investments, que sugeriu em uma carta que a empresa deveria considerar um processo de venda. O fundo, que detém menos de 1% das ações, alega ter o apoio de 10% dos acionistas para essa iniciativa.

Doug Creutz resumiu o sentimento de muitos analistas: “Apesar de possuir uma propriedade intelectual de alta qualidade e desenvolvedores talentosos, os últimos seis anos da Ubisoft foram marcados por adiamentos e lançamentos de jogos inacabados, além de má alocação de capital em projetos que não deveriam ter sido aprovados.”

A Ubisoft claramente está enfrentando um momento decisivo. O que resta saber é se conseguirá reverter a maré ou se os jogadores (e investidores) terão que se preparar para mais decepções.