O lançamento do Twitter pela Meta gerou polêmica desde o início, com o Twitter original ameaçando tomar medidas legais contra a empresa de Mark Zuckerberg. Alega-se que a Meta roubou funcionários, segredos comerciais e propriedade intelectual para desenvolver o Threads.
De acordo com o site Semafor, Alex Spiro, advogado do Twitter, enviou uma carta ao CEO da Meta, acusando a empresa de “apropriação indevida de segredos comerciais e outras propriedades intelectuais do Twitter, de forma sistemática, voluntária e ilegal”.
No documento obtido pelo site, Spiro exige que a Meta tome medidas imediatas para interromper o uso de segredos comerciais e outras informações altamente confidenciais do Twitter. Ele também alerta que a Meta não tem permissão para coletar ou raspar dados do Twitter para construir as redes do Threads.
O advogado declara que o Twitter pretende fazer valer seus direitos sobre propriedade intelectual e pode buscar medidas legais sem aviso prévio à Meta.
O Twitter alega que ex-funcionários aceleraram a criação do Threads Entre as acusações, o advogado afirma que a Meta contratou dezenas de ex-funcionários do Twitter que tinham e ainda têm acesso a segredos comerciais e informações confidenciais.
O representante de Elon Musk alega que esses ex-funcionários foram utilizados para acelerar o desenvolvimento do Threads, violando leis estaduais e federais, bem como obrigações contratuais com o Twitter.
Vale ressaltar que uma das primeiras ações de Elon Musk ao assumir o controle do Twitter foi demitir muitos funcionários. O número de colaboradores da empresa caiu de cerca de 7.500 para aproximadamente 2.000.
Musk chama o Threads de “trapaça”; Meta nega as acusações Elon Musk se manifestou sobre o assunto no Twitter, dizendo que “concorrência é aceitável, trapaça não”.
No caso do Threads, Andy Stone, diretor de comunicações da Meta, afirmou que as acusações são infundadas. Segundo o executivo, ninguém na equipe de engenharia do Threads trabalhou anteriormente no Twitter.
Apesar das disputas legais, Linda Yaccarino, CEO do Twitter, também se pronunciou sobre o lançamento do Threads. Ela enfatizou que o Twitter é útil para descobrir informações em tempo real e expressar opiniões.
“No Twitter, você pode ser autêntico”, escreveu a executiva. “Você construiu a comunidade do Twitter. E isso é insubstituível.”