Na terça dia 6, a Twitch implementou novas diretrizes para anúncios durante as transmissões de lives em sua plataforma. Essas normas eram bastante rigorosas e poderiam causar prejuízos tanto para os streamers quanto para as marcas envolvidas. A reação negativa foi tão intensa que o serviço decidiu modificar as atualizações propostas.
Normalmente, os anunciantes contratam os streamers para apresentarem produtos durante as transmissões, seja por meio de vídeos gravados inseridos nas lives, jogos patrocinados, imagens ou leituras. As novas regras afetariam principalmente o primeiro modo mencionado, ou seja, a inclusão de comerciais incorporados, a partir de 1º de julho.
Inicialmente, a Twitch permitiria apenas a leitura de anúncios, o compartilhamento de links afiliados no chat, a realização de jogos patrocinados e a exibição de produtos em segundo plano. A exibição de imagens teria um limite de ocupação de tela de apenas 3%.
Uma das razões para essa mudança foi a introdução, em maio, da própria versão de anúncios gráficos pela plataforma. No entanto, a repercussão das mudanças foi extremamente negativa.
Portanto, na noite de quarta-feira (7), a Twitch recuou em suas decisões. “Ontem, lançamos novas diretrizes de conteúdo de marca que afetaram sua capacidade de trabalhar com patrocinadores para aumentar sua receita de streaming. Essas diretrizes são prejudiciais para você e para o Twitch, e estamos removendo-as imediatamente”, afirmou o comunicado.
As novas diretrizes especificam quais tipos de conteúdo de marca são permitidos e o que não é considerado um anúncio. A regra também inclui uma ferramenta para informar aos espectadores quando o conteúdo é patrocinado.
Jogos, unboxings, painéis, logotipos e a colocação de produtos estão entre os exemplos de conteúdo de marca. No entanto, camisas ou equipamentos não patrocinados estão excluídos. Ao fazer um anúncio, o streamer deve deixar claro que se trata de uma propaganda e garantir que o conteúdo seja legal.
Apesar das alterações nas regras, a data de entrada em vigor permanece a mesma. Para dar tempo aos streamers para se adaptarem, as diretrizes de conteúdo pago passarão a valer a partir do dia 1º de julho.