A Twitch está implementando uma nova política a partir da sexta-feira (29) que proíbe transmissões que se concentram em partes íntimas por longos períodos. A decisão foi divulgada nas Diretrizes da Comunidade da plataforma nesta quarta-feira (27).
A mudança surge em resposta a uma nova “tendência” entre os criadores de conteúdo que utilizam partes do corpo como chroma key (tela verde) para exibir conteúdo na área. A streamer Morgpie, conhecida por explorar brechas nas normas da plataforma, popularizou a estratégia ao transmitir a gameplay de Fortnite em seus glúteos.
“A partir de sexta-feira, 29 de março, não serão mais permitidos conteúdos que enfoquem partes íntimas do corpo por um período prolongado”, anunciou a Twitch em uma postagem. No entanto, a plataforma não detalhou o que considera como “períodos prolongados”.
Agora, focar em partes íntimas por tempo excessivo em transmissões ao vivo na Twitch pode resultar no banimento da conta, juntamente com outras práticas relacionadas à nudez.
Histórico de Luta Contra Nudez ao Vivo na Twitch
A Twitch tem travado uma batalha constante contra transmissões que abusam de nudez, uma luta que já dura anos. Em dezembro de 2023, a controvérsia atingiu um novo patamar quando a plataforma anunciou uma flexibilização nas regras, permitindo ilustrações de mamilos e danças eróticas em transmissões ao vivo.
No entanto, após uma grande reação da comunidade, a Twitch voltou atrás e restabeleceu as restrições às transmissões com conteúdo sexualizado. Em janeiro, a plataforma proibiu a nudez implícita, quando os criadores de conteúdo utilizam tarjas pretas ou outros artifícios para cobrir partes íntimas.
A nova regra anunciada nesta quarta-feira (27) é mais uma tentativa da Twitch de combater esse tipo de conteúdo, embora seja possível que não seja suficiente para eliminar a prática.
Atualmente, as Diretrizes da Comunidade da Twitch contêm um conjunto robusto de regras relacionadas à nudez, abordando questões como vestimenta (especificamente decotes) e descrições gráficas de atos sexuais.