TikTok lança novas ferramentas de IA para criação de avatares e dublagem multilíngue

Nesta segunda-feira (17), o TikTok anunciou novas ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa que permitem criar avatares de influenciadores digitais e realizar dublagem em diferentes idiomas. Esses recursos visam ampliar o alcance de anúncios e conteúdos de marcas, permitindo que cheguem a públicos ainda maiores.

Com a funcionalidade “Avatares Personalizados”, criadores de conteúdo e porta-vozes de anunciantes podem criar versões digitais de si mesmos com habilidades multilíngues, facilitando a divulgação de materiais para usuários estrangeiros. Esses avatares são construídos com base em imagens de pessoas reais, preservando suas características. Além disso, o TikTok oferece “Stock Avatares”, que são pré-construídos utilizando atores licenciados para uso comercial, representando diversas origens, nacionalidades e idiomas. A ideia é que as empresas adicionem um toque humano aos seus conteúdos, que serão rotulados como “gerado por IA”.

Essas novas ferramentas fazem parte do pacote TikTok Symphony, apresentado no mês passado. A plataforma destacou que a tecnologia foi projetada para “aprimorar e ampliar a imaginação humana, e não substituí-la”, permitindo que os usuários se concentrem nas estratégias de marketing enquanto a IA cuida do trabalho pesado.

Também integrado ao Symphony, o recurso de dublagem para as versões digitais dos influenciadores utiliza IA generativa para traduzir conteúdo. Segundo o TikTok, a ferramenta pode traduzir até 10 idiomas e dialetos, incluindo português, coreano, alemão, espanhol, francês e japonês.

Denominada “AI Dubbing”, a funcionalidade detecta automaticamente o idioma falado no vídeo, realiza a transcrição e a tradução do conteúdo, e gera um novo vídeo no idioma selecionado, expandindo o acesso ao material para pessoas de outros países. As marcas também podem escolher o tipo de voz e o sotaque que melhor se adaptam às suas necessidades, dependendo do público-alvo. Além disso, é possível ajustar os vídeos com ferramentas de edição antes da publicação.

Com essas novas ferramentas, o TikTok busca proporcionar uma experiência mais envolvente e acessível, ajudando as marcas a alcançar um público global de forma mais eficaz.