Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou que o Threads, pertencente ao Instagram, está lançando um botão de edição. Este novo recurso permite aos usuários editar suas postagens dentro de um período de até cinco minutos após a publicação, eliminando a necessidade de excluir e republicar para fazer correções.
Diferentemente do Twitter, que introduziu um botão de edição no ano passado, posteriormente limitado a assinantes pagos, o Threads oferece o botão de edição gratuitamente para todos os usuários, tanto em dispositivos móveis quanto na versão web. Esta adição ocorre cerca de três meses após o lançamento da rede social.
Entretanto, uma distinção importante é que o Threads não exibe um histórico de edições das postagens, ao contrário do Twitter, que visa promover a transparência e combater a desinformação. Com essa ausência de histórico de edições, os usuários do Threads podem alterar o texto de suas postagens após obterem curtidas e compartilhamentos, sem deixar registro do conteúdo original, o que pode potencialmente ser explorado de maneira maliciosa.
O TechCrunch procurou a Meta para esclarecer se a empresa tem planos de adicionar uma funcionalidade de histórico de edições às postagens do Threads.
Zuckerberg também anunciou que o Threads está lançando os “Voice Threads”, permitindo aos usuários adicionar postagens de voz à plataforma. Esse recurso é particularmente útil para aqueles que preferem se expressar por áudio em vez de texto. Os usuários podem publicar postagens de voz iniciando um novo tópico ou respondendo a outros, simplesmente tocando no ícone do microfone para iniciar a gravação. Além disso, uma legenda automática será gerada para o áudio, a qual pode ser editada.
Esse anúncio surge em um momento em que o Threads se prepara para lançar um recurso de “Trends” (Tendências) visando uma competição mais acirrada com o Twitter. A novidade veio à tona após um usuário do Threads identificar a atualização em uma captura de tela acidentalmente compartilhada por um funcionário da plataforma. Essa captura de tela mostra uma lista numerada de tópicos em tendência, juntamente com informações sobre quantos usuários estão discutindo ativamente cada item.
Ao contrário do Twitter, a lista de tendências do Threads não parece categorizar os tópicos, como notícias e esportes, e não parece incluir listas personalizadas de tendências como o “For You” do Twitter. Apesar disso, a introdução de uma página de Tendências tornaria o Threads mais competitivo em relação ao Twitter.