O Squid é um software completamente livre e com suporte para Windows e Linux, a sua principal função é no uso em servidores proxy capazes de suportar HTTP, HTTPS, FTP e vários outros formatos.
Com o Squid é possível configurar um servidor em Linux com possua acesso à internet, e a partir desse servidor permitir que máquinas clientes consigam acessar sites FTP e outras páginas na Web sem necessariamente ter conexão direta com a internet.
Esse é um sistema altamente usado em empresas e em corporações onde é necessário um controle maior o acesso das máquinas clientes.
O processo por trás de um servidor proxy é bem simples, ele é conectado direto à internet, as outras maquinas da rede são conectadas com esse servidor e sempre que acessam uma página na web elas “pedem para o servidor” proxy buscar essas páginas.
Se a página for liberada a pessoa conseguirá ter acesso, caso ela seja bloqueada não será possível utilizar a internet para aquele fim.
Outro fator de segurança importante em um servidor montado através do Squid é o total controle das páginas que foram acessadas. Através do Squid o administrador do sistema pode saber quais as páginas foram acessadas e em que horário exatamente.
Esse é uma excelente função do Squid, apesar das discussões sobre problemas com privacidade.
A principal vantagem do Squid
A principal vantagem do Squid está na possibilidade de armazenar páginas web em cache.
Isso quer dizer que o Squid irá armazenar em uma “memória” as páginas mais acessadas, assim ele pode carregar a página para a máquina cliente com muito mais rapidez, afinal ele não precisa baixar os dados do site de novo.
Esse recurso é importante para agilizar servidores e prover um serviço de internet melhor, seja em ambientes domésticos ou em ambientes comerciais ou públicos.
Saiba mais sobre o Squid com essa vídeo aula gratuita!