O proxy é um termo usado para definir os intermediários entre o usuários e o servidor, qualquer tipo de dados que deseja acessar na internet são disponibilizados por um servidor, e o servidor proxy atende a esses pedidos e repassa os dados do usuário a frente, dessa maneira o cliente consegue conectar-se a um servidor proxy, que requisita algum serviço e cabe ao proxy enviar a solicitação do endereço local para o servidor, traduzindo e repassando o seu pedido para o seu PC.
Esse tipo de solicitação pode ser algo como um arquivo, um site na web, ou qualquer outro recurso disponível em outro servidor. Esse endereço local da sua máquina não pode ser acessado por qualquer rede externa, então o proxy conecta o seu computador a uma rede externa, como a internet, e representando a ‘identidade do seu PC’ no servidor de destino da sua solicitação.
Para burlar bloqueio, o proxy esconde o seu endereço do computador, e dessa forma que essa representação oculta é que permite os usuários navegarem anonimamente, mas, na prática, você acessa um site que desvia o caminho convencional de solicitação e engana o bloqueio. É só informar o site que deseja visitar e o web proxy redireciona.
Firewall e Proxy
Os Proxies funcionam como um firewall e filtro de conteúdo, sendo um mecanismo de segurança para proteger a identificação da sua máquina por qualquer servidor, se algumas pessoas mal intencionadas conseguirem o endereço do seu computador (IP), o seu PC pode ser invadido ou outra pessoa pode navegar usando o seu endereço. Conexões abertas de proxy (open proxy) podem facilitar o acesso, a sua máquina, dessa forma é muito perigoso porque você pode ter sua senha de banco roubada ou sofrer outros tipos de fraudes.
Melhorar o desempenho
Em alguns casos, os proxies ajudam na aceleração do acesso à internet. Isso é possível porque seu registro da página acessada fica guardado na cache. Nas próximas vezes que você acessar novamente aquela página, não será mais necessário “se apresentar”. Com o registro gravado, o acesso seguinte fica mais rápido porque não será necessário refazer o primeiro reconhecimento do destino.