A Samsung está cogitando começar a cobrar por pelo menos algumas ferramentas da Galaxy AI a partir de 2025. O recurso, que reúne uma série de funções de inteligência artificial, estreou na linha Galaxy S24 de smartphones, apresentada na metade de janeiro.
A especulação sobre a gratuidade das novidades por no mínimo um ano foi confirmada pelo presidente da Samsung Eletronics, T.M. Roh, de acordo com o jornal indiano The Economic Times.
Roh revelou que a ideia é expandir a tecnologia para até 100 milhões de dispositivos até o final de 2024, incluindo alguns modelos antigos de celulares da marca.
Em relação à possibilidade de tornar o Galaxy AI um serviço pago, Roh mencionou que análises feitas pela Samsung identificaram “múltiplas necessidades” por IA em dispositivos móveis. Ele destacou que parte do público pode estar disposta a pagar por acesso a alguns desses recursos.
“Há alguns consumidores que ficarão satisfeitos em usar as capacidades da IA de graça. E também podem existir consumidores que gostariam de capacidades ainda mais poderosas de IA e até mesmo pagar por elas. Então, em tomadas futuras de decisão, nós vamos levar todos esses fatores em consideração”, explicou o presidente.
Roh também esclareceu que a Samsung ainda não definiu o modelo de cobrança após o período inicial. Pode ser que a empresa opte por uma mensalidade para todo o conjunto de recursos da Galaxy AI, limite algumas funcionalidades mais avançadas por trás de um pagamento ou até mesmo desista de fazer a cobrança.
Na família Galaxy S24, os recursos de IA incluem um assistente de edição de fotos, resumo de anotações, tradutor em tempo real e um mecanismo de busca no Google por meio de círculos feitos em conteúdos na tela.
A Samsung planeja adicionar mais aprimoramentos e assistentes nos próximos meses, incluindo ferramentas de IA generativa, como parte de sua estratégia de inovação e diferenciação no mercado de smartphones.