Sabesp sofre ataque cibernético e investiga possíveis impactos

A Sabesp, companhia responsável pelo saneamento básico em São Paulo, anunciou nesta terça-feira (22) que foi alvo de um ataque cibernético, causando instabilidade em sua rede digital. A empresa garantiu que já tomou todas as medidas de segurança necessárias para controlar a situação.

De acordo com o comunicado, até o momento não foi identificado nenhum vazamento de dados pessoais, nem interferências nos serviços de água e esgoto. “As operações de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto não foram afetadas”, afirmou a companhia. A Sabesp segue trabalhando para restaurar totalmente a integridade do sistema.

Por que empresas de abastecimento são alvos?

Mas por que companhias de abastecimento estão na mira dos hackers? Thiago Ayub, diretor de Tecnologia da Sage Networks, explicou que esses ataques podem ter motivações políticas ou financeiras. Empresas desse tipo são visadas porque qualquer interrupção em seus serviços impacta diretamente a população.

Além disso, o banco de dados dessas empresas costuma ser um alvo valioso. Com uma vasta quantidade de informações pessoais de seus clientes, os cibercriminosos podem vender esses dados para fraudes ou golpes.

Ayub também alerta que, mesmo que a Sabesp não tenha encontrado evidências de acesso aos dados dos clientes, isso não garante que eles estejam 100% seguros. “Os dados podem ser copiados sem deixar muitos rastros”, explicou.

A Sabesp continua investigando o incidente enquanto trabalha para garantir a segurança de sua rede e proteger seus usuários.