O Java é uma linguagem de programação orientada a objeto, foi desenvolvida por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, nos anos 90, na empresa Sun Microsystems, mas em 2008 o Java foi adquirido pela empresa Oracle Corporation. Diferente das outras linguagens de programação modernas, que são compiladas para o código nativo, o Java é compilado para um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual Java Virtual Machine, mais conhecida pela sua abreviação JVM). A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não é a sua única linguagem. J2ME para programas e jogos de computador, celular, calculadoras, ou até mesmo o rádio do carro.
C#
C# é uma linguagem de programação multiparadigma, que possui uma tipagem forte, o que foi desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET. A sintaxe do C# é orientada a objetos e foi baseada no C++, mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação como Object, Pascal e principalmente o Java. O seu código fonte é compilado para Common Intermediate Language (CIL) que é interpretado pela máquina virtual Common Language Runtime (CLR). C# é uma das linguagens projetadas para funcionar na Common Language Infrastructure da plataforma .NET Framework.
PHP
PHP é uma abreviação de “PHP: Hypertext Preprocessor”, orginalmente Personal Home Page, a linguagem é interpretada livremente, e utilizada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações e atuante no lado do servidor, que são capazes de gerar conteúdo dinâmico World Wide WEB, o famoso “www”. A figura entre as primeiras linguagens passiveis de inserção em documentos HTML, dispensando em muitos casos o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. O código é interpretado no lado do servidor pelo modulo PHP, que gera a pagina web a ser visualizada no lado do cliente. Com o passar do tempo a linguagem evoluiu, e passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, mas, além disso, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a web sites. É possível instalar o PHP na maioria dos sistema operacionais, de forma gratuita. Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o MediaWiki, Facebook, Drupal, Joomla!, WordPress, Magento e o Oscommerce.
Java Script
Java Script conhecido como JS, é uma linguagem de programação interpretada estruturada, que possui script em alto nível com tipagem dinâmica fraca e multiparadigma, a linguagem possui protótipos, orientado a objeto, imperativo e funcional. Juntamente com o HTML e o CSS, o JavaScript é uma tecnologia das três principais tecnologias da World Wide Web. O JavaScript permite que as paginas da web se torne interativas, portanto é uma parte essencial dos aplicativos da web. A grande maioria dos sites usam, todos os principais mecanismos do JavaScript dedicado para executa-lo.
Ruby
Ruby uma linguagem de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte, com o gerenciamento de memória automática, a linguagem foi originalmente planejada e desenvolvida no Japão no ano de 1995, por Yukihiro “Matz” Matsumoto, para ser utilizada como linguagem de script. Mas Matsumoto queria desenvolver uma linguagem de script que fosse mais poderosa do que Perl, e mais orientada a objetos do que Python. Ruby suporta programação funcional, orientada a objetos, imperativa e reflexiva. Foi inspirada principalmente por Python, Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp, sendo muito similar em vários aspectos a Python. Ruby está entre as 10 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk.
Python
Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada de script imperativa, orientada a objetos funcional, com tipagem dinâmica e forte. A linguagem foi lançada em 1991, por Guido Van Rossum. Atualmente a linguagem possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Mas apesar de várias partes da linguagem possuírem padores e especificações formais, a linguagem como um totó não é formalmente especificada. O padrão de facto é a implementação do CPython. A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade.