Criado por Guido Van Rossum em 1991, Python e uma linguagem de programação. Os objetivos da linguagem era: produtividade e legibilidade. Python é uma linguagem criada para produzir código bom e fácil de manter de maneira rápida. Entre as características da linguagem que ressaltam esses objetivos estão:
- baixo uso de caracteres especiais, o que torna a linguagem muito parecida com pseudo-código executável;
- o uso de identação para marcar blocos;
- quase nenhum uso de palavras-chave voltadas para a compilação;
- coletor de lixo para gerenciar automaticamente o uso da memória;
Grupo de estudos de programação em Python no Whatsapp
Python suporta múltiplos paradigmas de programação. A programação procedimental poder ser para programas simples e rápidos, mas a estruturas de dados são complexas, como tuplas, listas e dicionários, estão disponíveis para ajuda o desenvolvimento de algoritmos complexos. Os projetos grandes podem ser feito usando técnicas orientada a objetos, que é completamente suportada em Python. Um s suporte modesto para programão funcional existe, o que faz a linguagem extremamente expressiva: é fácil de fazer muitas coisas com poucas linhas de comando. E também possui inumares capacidades de meta-programação: técnicas simples para alterar o comportamento de comportamento da linguagem, permitindo a criação de linguagens de domínio específico.
Python tem uma biblioteca padrão imensa, que contém classes, métodos e funções para realizar essencialmente qualquer tarefa, desde acesso a bancos de dados a interfaces gráficas com o usuário.
Cursos de Python online
Curso de Python com Gustavo Guanabara
Django
Django um framework desenvolvido em python que possui seu condigo livre, que segue o modelo padrão de arquitetura model-template (MVT). E mantido pela empresa Django Software Foudation (DSF), uma organização independente sem fins lucrativos, o objetivo principal da do Djando e facilitar a elaboração de sites complexos com banco de dados orientados.
- Mapeamento Objeto-Relacional (ORM)
- Com o ORM do Django você define a modelagem de dados através de classes em Python. Com isso é possível gerar suas tabelas no banco de dados e manipulá-las sem necessidade de utilizar SQL (o que também é possível).
- Interface Administrativa
- No Django é possível gerar automaticamente uma interface para administração dos modelos criados através do ORM.
- Formulários
- É possível gerar formulários automaticamente através dos modelos de dados.
- URLs Amigáveis
- No Django não há limitações para criação de URLs amigáveis e de maneira simples.
- Sistema de Templates
- O Django tem uma linguagem de templates poderosa, extensível e amigável. Com ela você pode separar design, conteúdo e código em Python.
- Sistema de Cache
O Django possui um sistema de cache que se integra ao memcached ou em outros frameworks de cache.
Flask
Flask lançado em 2010 e desenvolvido por Armin Ranacher. Flask e um micro-fremework principalmente destinado a pequenas aplicações com requisitos mais simples como, por exemplo, a criação de um site básico.
O Flask possui um núcleo simples e expansível que permite que um projeto possua apenas os recursos necessários para sua execução, dependendo da necessidade, um pacote pode ser aficionado para incrementar as funcionalidades da aplicação.
Características do Flask
- Simplicidade: Por possuir apenas o necessário para o desenvolvimento de uma aplicação, um projeto escrito com Flask é mais simples se comparado aos frameworks maiores, já que a quantidade de arquivos é muito menor e sua arquitetura é muito mais simples.
- Rapidez no desenvolvimento: Com o Flask, o desenvolvedor se preocupa em apenas desenvolver o necessário para um projeto, sem a necessidade de realizar configurações que muitas vezes não são utilizadas.
- Projetos menores: Por possuir uma arquitetura muito simples (um único arquivo inicial) os projetos escritos em Flask tendem a ser menores e mais leves se comparados a frameworks maiores.
- Aplicações robustas: Apesar de ser um micro-framework, o Flask permite a criação de aplicações robustas, já que é totalmente personalizável, permitindo, caso necessário, a criação de uma arquitetura mais definida.