Pokémon Go, o jogo que realidade aumentada que vem fazendo muito sucesso nos últimos dias, traz traz serias preocupações sobre privacidade e vem causando muita polemica desde o seu lançamento.
Muitos recursos usados no jogo poderia comprometer a privacidade dos usuários e ameaçar a sua segurança. Alguns desses polêmicos recursos são: Necessidade de usar o GPS sempre que estiver jogando, uso da câmera do celular constantemente para ver o pokemon como se estivesse realmente dentro do ambiente que está sendo visualizado.
Câmera do celular
Algumas pessoas acreditam que o uso da câmera, não só no Pokemon GO mas em qualquer jogo de realidade aumentada que use a câmera do celular será usado pelas empresas para monitorar o ambiente o usuários está, isso inclui fotos de dentro da casa do jogador, e mapear o interior de prédios e locais onde o Google StreetView e o Google Earth não conseguem alcançar.
Isso realmente pode acontecer mas esse recurso não é obrigatório para jogar e pode ser desabilitado facilmente.
Esse recurso lembra o famoso filme 1984, baseado no romance distópico do escritor George Orwell que conta a história de uma ditadura onde câmeras são instaladas dentro das casas das pessoas para monitorar.
Por mais estranha e assustadora que a história desse filme pode ser, a movimentação das pessoas não era monitorada.
Necessidade de usar o GPS sempre que estiver jogando
Esse é outro problema dos jogos de realidade aumentada que assusta muitas pessoas. Como os jogadores saem pelas ruas com o GPS do celular ligado enviando a sua localização constantemente para os servidores do jogo, a empresa produtora do jogo pode monitorar os lugares por onde milhões de pessoas se movimentam em busca dos pokemon, inclusive tirando fotos dos locais pela câmera dos celulares.
Seus dados compartilhados com as autoridades
Na 3ª seção da política de privacidade do jogo fala que os dados dos jogadores serão compartilhados com outras empresas(parceiras e empresas que prestam serviço). Obviamente isso não é exclusivo do Pokemon Go, o mesmo acontece em serviços como Facebook e Google Maps. Depois disso vem escrita a seguinte frase:
“Nós cooperamos com o governo e com oficiais da lei ou entes privados para aplicar e cumprir a lei. Nós podemos revelar qualquer informação sobre você que está sob nossa posse ou controle para o governo ou para oficiais da lei ou entres privados enquanto nós, a nosso critério, julgarmos necessário ou apropriado.”
Pokémon GO está sendo usado pela CIA para espionar as pessoas do mundo todo?
Não existe nenhuma prova realmente concreta de que o jogo esteja de fato sendo usado para monitorar os movimentos e espionar os usuários mas de fato toda a tecnologia usada no Pokemon GO permite que isso seja possível e as políticas de privacidade autorizam isso.