Cada vez ficará mais difícil cometer fraudes com o dinheiro publico no Brasil, pois a Investtools, fintech do rio de janeiro, especializada em soluções de criptoativos, recentemente anunciou que recebeu um aporte milionário de diversas instituições para acelerar o desenvolvimento da GOV Token, uma plataforma que usa uma rede blockchain para registrar e permitir o acompanhamento transparente dos gastos públicos.
CEO da Investtools, David Gibbin explica, “A aplicação da tecnologia blockchain tira do governo e de outras instituições os papéis de prestadores de conta à sociedade. As informações estão inseridas em uma rede sem controle central único, ao alcance de todos os usuários e, claro, do público. Em meio a tantos casos de corrupção, ter uma ferramenta que promova uma segurança jamais vista no controle dos gastos públicos é uma inovação tão necessária quanto democrática”.
A proposta não é difícil, e sim simples, porque todo e qualquer recurso financeiro liberado por entidades públicas será representado em uma rede descentralizada como um token único e imutável, essa rede registrará de forma permanente toda e qualquer movimentação financeira em cadeia de blocos, incluindo o emissor e receptor daquela verba, como a sua utilização. Pela primeira vez em agosto de 2020 o GOV Token foi citado, mas só quando a Investtools recebeu R$ 999.912,40 do estado do Rio de Janeiro através do programa InovAção Rio.
No momento, com a verba efetivamente repassada, a companhia quer acelerar o desenvolvimento de um piloto que deve ficar pronto para testes até o segundo semestre desse ano e também apoiam a iniciativa a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Função Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio).