Um site de animais de estimação virtual chamado Neopets, sofreu um ataque hacker e 69 milhoes de usuarios foram prejudicados. O invasor confessou ter entrado no site, por tweets e posts no Instagram. Na última quarta-feira dia 20 a empresa comunicou a invasão.
A Neopets comunicou aos seus clientes por um tweet, que “recentemente tomou conhecimento de que dados de clientes podem ter sido roubados” e já havia contratado uma organização forense para investigar o caso. Os posts das mídias sociais não informaram sobre o alcance do cibercriminoso, mas recomendaram que todos os consumidores da plataforma alterassem suas senhas por precaução.
Conforme a BleepingComputer, o hacker é denominado como TarTarX, já está vendendo as informações roubadas em fórum de cibercriminosos e estaria pedindo o valor de 4 Bitcoins pelos dados, equivalente a aproximadamente US$ 90.500. Estão suspeitando que os dados roubados incluem não apenas nomes de usuário, e-mails e senhas, mas data de nascimento, código postal, sexo e país dos usuários, aumentando a chance de que eles possam ser usados para phishing ou para falsificar usuários nas mãos erradas.
Em um comunicado, o fórum relata que os criminosos podem ter acesso ao banco de dados do site Neopets, um fato que o BleepingComputer diz como confirmado pelo dono do fórum de hackers onde os dados foram postados.
Se essa informação proceder, pode-se dizer que mesmo as medidas de precauções tomadas pela Neopets não são suficientes para proteger a conta de um invasor.
Em 1999 foi inaugurada a plataforma da Neopets, desde então, já passou por várias falhas de segurança e problemas com invasores, principalmente quando a propriedade mudou de mãos da Viacom para a JumpStart Games, em 2014. Um caso parecido a esse em 2016, que fez com que dezenas de milhões de daos dos usuários fossem roubados e negociados em fóruns de hackers. A Neopets busca atuar no metaverso atualmente, alterando seus personagens em uma linha de NFTs. Porém, os fãs da marca não gostaram muito da ideia e essa sugestão foi altamente criticada.