No Japão um projeto do NICT – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação entrou para a lista de recordes mundiais com a maior velocidade de transmissão de dados. Ao longo de um cabo óptico com mais de 3mil quilômetros foi atingida a velocidade é de 319 terabytes por segundo (Tb/s). A fibra óptica usada tem quadro núcleos acoplados, onde permite reduzir a distorção do sinal em longas distâncias.
A tecnologia utilizada para transmitir os dados é denominada multiplexação por divisão de comprimento por onda. Dessa forma, um laser emite o sinal que é dividido em 552 canais e os envia pelos quatro núcleos da fibra óptica.
Os amplificadores aumentam a intensidade do sinal A cada 70km percorridos, e assim, diminui a perda de transmissão em longas distâncias. Os amplificadores usam os elementos túlio e érbio, que são raramente encontrados.
O novo canal foi capaz de transmitir cerca de 145GB por segundos para cada núcleo, sendo 580GB em todos os quatro núcleos combinados.
Os quatro núcleos de fibra ótica são usados e revestidos pelo mesmo diâmetro de fibra ótica de núcleo único padrão, isso faz com que a tecnologia seja mais atraente. Essa característica faz com que se pense na “adoção antecipada de fibras SDM em links de longa distância e alto rendimento, uma vez que é compatível com a infraestrutura de cabos convencionais e espera-se que tenha confiabilidade mecânica comparável às fibras monomodo” afirmam, os pesquisadores.
Os pesquisadores responsáveis pelo novo recorde, segundo o Science Alert, afirmam que pretendem continuar trabalhando na tecnologia para tentar aumentar mais a transmissão de dados em longa distância, deixando o marco anterior de 178 Tb/s mais distante.