Um relatório divulgado pela Axios, na terça-feira dia 16, conta que a Oracle está monitorando os algoritmos e modelos de moderação de conteúdo do TikTok em território americano para evitar manipulação do governo da China.
Um porta-voz da rede social, em depoimento ao Axios, informou que a Oracle realizará auditorias regulares dos processos de verificação e validação regulares dos modelos de moderação, o porta-voz afirmou “para garantir que os resultados estejam alinhados com as expectativas e que os modelos não tenham sido manipulados de forma alguma”.
Conforme o representante do TikTok, as análises de tráfego de novos usuários estão sendo analisadas desde a semana passada.
A rede social em junho começou a enviar os dados de usuários dos EUA para a Oracle, dessa forma, todos os dados privados de usuários dos EUA passaram a ser armazenados nos data centers do próprio país.
Na época, o TikTok disse, “Essa é uma direção importante do ponto de vista de segurança de sistemas e dados e parte de nosso foco em preservar uma experiência interconectada para nossa comunidade global enquanto criamos uma cultura de segurança em primeiro lugar”.
A Oracle com o novo acordou, passou a monitorar os sistemas da rede social para assegurar que os dados de usuários do TikTok não estão sendo manipulados por autoridade da China. Os legisladores dos EUA que são os preocupados, pois querem saber como os dados dos usuários americanos eram armazenados. Um conselho da rede social ganhou uma sede nos EUA, o TikTok Global, onde Oracle e Walmart têm participação como acionistas.
Na época o presidente dos EUA Donald Trump, ameaçou proibir a rede social do país caso os dados da rede social não fossem armazenados no território americano. Ainda sugeriu que a Byte Dance, dona do TikTok vendesse a rede social