É necessário ter cada vez mais cuidado na internet e uma das formas de se manter seguro é através do uso de VPNs.
O VPN é capaz de esconder o endereço real da sua máquina, além de não deixar traços da sua navegação. Isso tudo é feito através de túneis criptografados que mantém a sua conexão segura e os seus dados escondidos.
Para os usuários Linux, a opção mais descomplicada é o OpenVPN.
O OpenVPN é um software gratuito e open-source que permite a criação de redes privadas virtuais do tipo ponto-a-ponto ou então servidor-para-multicliente, através de túneis criptografados entre computadores.
Ele é capaz de estabelecer conexões diretas entre computadores mesmo que estejam atrás de Nat Firewalls sem necessidade de reconfiguração da rede.
O software também permite autenticação ponto-a-ponto através de chaves secretas compartilhadas entre os usuários.
Já em modo multicliente ele permite que cada usuário tenha uma autenticação pública com certificados digitais, fazendo isso através de assinaturas digitais e certificados de autoridade.
O OpenVPN atual conta com a criptografia OpenSSL e os protocolos SSLv3/TLSv1. Ele está disponível para Solaris, Linux, OpenBSD, FreeBSD, NetBSD, Mac OS X e sistemas Windows a partir do 2000.
Em relação à segurança, o Open VPN possui algumas configurações interessantes.
Uma dessas configurações é o uso de chaves estáticas. Elas são fáceis de configurar e mais simples de usar, porém oferecem uma segurança de nível mediano no máximo.
Também é possível utilizar certificados X509, que oferecem um nível de segurança mais avançado, mas possuem uma configuração mais complexa.
A segurança com certificados X509 é bem superior a maioria das soluções comerciais disponíveis no mercado. Ou seja, você tem controle total sobre a escolha entre segurança ou praticidade.
Quer aprender tudo sobre o OpenVPN e saber como criar uma rede completamente protegida? Dê uma olhada nessa vídeo aula gratuita!