Em 2018 a Microsoft estava mudando a base do seu navegador, após quase dois anos, finalmente o Microsoft Edge chegou ao Linux de uma forma oficial, mas ainda na fase “Dev preview channel” (parecido como uma versão beta), mas ele está disponível para ser testado e usado.
Características da versão
A opção de login, que daria a possibilidade de sincronizar os seus favoritos, senhas, barra de favoritos e outros, por ser uma versão em desenvolvimento, esses recursos ainda não estão disponíveis, ainda estão sendo implantados, e segundo o dev Sean Thomas Larkin o responsável pelo “porte” para Linux, diz os recursos que ainda não estão presentes é que estão na “Planilha para serem implementados”, é a sincronização das contas, que por hora somente permitem habilitada a conta local.
O Microsoft Edge conta com duas possibilidades, para poder mais recursos ao seu navegador.
A primeira é utilizando a sua própria loja de extensões e assim pode utilizar aquelas pensadas exclusivamente para ele. A outra forma é usando a loja de extensões do Google, visto que o Edge é baseado no Chromium, isso possibilita a instalação, e vale mencionar que quando o usuário entra no Chorme web Store, o Edge monstra também um pop-up para você perguntando se pretende adicionar extensões fora da loja.
O usuário pode usar temas personalizado da forma que deseja através da loja do próprio navegador e assim deixo ele mais a sua cara, na parte de personalização, o usuário pode habilitar o tema Dark Mode para todo o seu navegador, e fácil, e só ir em Configurações – Aparência – Tema padrão, assim mudando o tema para o modo referido.
Para os usuários que adoram ler, a Microsoft Edge traz um modo de leitura avançada, ao o usuário tem como opções: preferencias de texto; ferramentas gramaticais e preferencias de leitura.
Alguns usuários quem quiser pode utilizar a barra de títulos com o mesmo tema do sistema, isso é possível através do botão direito na barra.
Nessa versão o Dev do Navegador, o usuário pode ajudar o pessoal do Edge para melhorar ele ainda mais, através de um botão de fácil acesso, aonde o usuário consegue enviar o feedback rapidamente.
Instalação
Ubuntu– Debian
- curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | gpg –dearmor > microsoft.gpg
- sudo install -o root -g root -m 644 microsoft.gpg /etc/apt/trusted.gpg.d/
- sudo sh -c ‘echo “deb [arch=amd64] https://packages.microsoft.com/repos/edge stable main” > /etc/apt/sources.list.d/microsoft-edge-dev.list’
- sudo rm microsoft.gpg
- sudo apt update && sudo apt install microsoft-edge-dev -y