Na página do novo site está escrito:
“Quando o CentOS Linux 8 (a reconstrução do RHEL8) terminar, sua melhor opção será migrar para o CentOS Stream 8, que é um pequeno delta do CentOS Linux 8 e tem atualizações regulares como as versões tradicionais do CentOS Linux. Se você estiver usando o CentOS Linux 8 em um ambiente de produção e estiver preocupado com o fato de o CentOS Stream não atender às suas necessidades, recomendamos entrar em contato com a Red Hat sobre opções. “
Mas o problema é que muitos usuários utilizam o CentOS hoje em maquinas de produção, e alguns utilizam em servidores. Os usuários são medias e pequenas empresas usando o solido CentOS de nível empresarial para servidores e maquinas de desenvolvimento, pois são gratuitos. Agora eles vão precisar repensar suas estratégias se continuarem a utilizar o novo CentOS Stream ou migrar para outra plataforma, pois você não pode executar um servidor crítico com uma distribuição Linux de desenvolvimento. As edições do Ubuntu Server com seu sabor LTS podem ser a melhor alternativa. O Ubuntu já está dominando o mercado de desktop. Seus servidores são amplamente utilizados e possuem canais de suporte gratuitos bem estabelecidos.
Outra alternativa poderia ser o Oracle Linux da Oracle. O Oracle Linux é compilado diretamente do código-fonte RHEL com a marca Oracle. E é grátis.
Ele apresenta o “Unbreakable Kernel” com recursos adicionais. Oracle Linux também está disponível para desktop com GNOME e servidores também.