Em menos de um ano de lançamento o Facebook decidiu encerrar a sua plataforma de podcast. Os criadores de conteúdo a partir desta semana não poderão enviar seus novos programas para o serviço, em 3 de junho tudo será finalizado.
A mudança foi tomada por conta de uma reavaliação sobre os podcasts do Facebook. A empresa está fechando os hubs Soundbites e Audio, integrando o seu recurso Live Audio Rooms de transmissão ao vivo num pacote mais amplo do Facebook Live.
O Adelaide Coronado, porta-voz do Facebook disse, “Após um ano de aprendizado e interação com experiências de áudio em primeiro lugar, decidimos simplificar nosso conjunto de ferramentas de áudio no Facebook” o fato é que isso “simplificaria” as ofertas de áudio da empresa.
O Facebook está “constantemente avaliando os recursos que oferecemos para que possamos nos concentrar nas experiências mais significativas”. A notícia já era esperada, já que nos dos últimos anos, o mercado de podcast estava sobrecarregado, com grandes players como Amazon comprando redes de podcast.
Nessa onda de sucessos dos podcasts, durante a pandemia, foi quando o Facebook se envolveu mais no mercado. Mas depois de quase um ano de atividade, a rede social concluiu que não vale a pena se manter nisso.