Assim como no golpe de Natal, o Nubank vem alertando seus clientes para não realizarem nenhuma campanha de Pix de Carnaval e que isso se trata de mais um golpe, onde os criminosos entram em contato com as vítimas e oferecendo valores em dinheiro.
Como modus operandi, os golpistas se passam pelo banco e enviam mensagens através do WhatsApp pedindo para que a pessoa entre em um link, responda um questionário e encaminhe a mensagem para amigos. Em troca disso tudo, os bandidos prometem uma transferência de até R$ 150 no Pix.
A empresa, alertou “O Nubank informa que não está realizando nenhuma promoção de Pix de Carnaval. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique em nenhum link, nem compartilhe ou forneça informações pessoais”.
Caso preencha o formulário enviado pelos golpistas, os usuários acabam entregando informações pessoais importantes como senhas, contas, CPF, RG e outros dados sensíveis. Esse tipo de golpe se chama engenharia social. Os criminosos induzem as vítimas ao erro ao se passarem por uma empresa de verdade, por exemplo.
O que fazer em caso de recebimento da mensagem?
O Nubank explicou o que os clientes devem fazer caso recebam a mensagem do Pix de Carnaval. O banco pontuou que os golpistas estão utilizando o nome falso “Nu Investimentos” para deixar o golpe ainda mais realista.
Confira, abaixo, o guia de como se portar em caso de recebimento da mensagem do falso Pix de Carnaval:
- Não clique no link nem forneça informações pessoais;
- Denuncie o contato no WhatsApp;
- Denuncie o contato nos canais de atendimento do próprio Nubank ou pelo e-mail pagina.falsa@nubank.com.br;
- Não divulgue e nem compartilhe sua chave Pix sem ter total certeza sobre quem está do outro lado da mensagem conversando com você;
- Se você clicou no link, respondeu o questionário e teme que seus dados tenham sido expostos, entre em contato com o Nubank e consulte o SOS Nu (um guia de emergência com orientações claras sobre o que fazer diante de uma tentativa de golpe, fraude e outros crimes digitais).