O Google está testando uma nova ferramenta de busca no Google Fotos, que usa a inteligência artificial do modelo Gemini para identificar e encontrar imagens na sua galeria com base em descrições detalhadas. Essa função promete facilitar a vida de quem tem milhares de fotos armazenadas e precisa encontrar algo específico.
Já faz tempo que o Google Fotos consegue identificar elementos em fotos e vídeos, como comidas, paisagens e até pets. Mas agora, com o buscador baseado no Gemini, a precisão subiu de nível. Por exemplo, em vez de procurar apenas “lago”, você pode buscar por “passeio de caiaque em um lago cercado de montanhas” e achar exatamente a foto que precisa.
O Google quer dar bastante visibilidade para essa novidade, então o novo buscador terá uma aba exclusiva no aplicativo. Ele funciona em duas etapas: primeiro, entende o que você quer com base no texto digitado e, em seguida, faz uma varredura em todos os seus arquivos armazenados na nuvem para encontrar o resultado ideal.
Segurança e Privacidade
Apesar de ser uma ferramenta impressionante, o Google garantiu que suas fotos pessoais não serão usadas para publicidade e que as solicitações de busca podem ser revisadas por humanos – mas só o texto que você digitar, não as imagens. Eles também afirmam que os dados pessoais não serão usados para treinar o modelo Gemini ou outros produtos do Google.
Por enquanto, essa novidade está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, e ainda não há previsão de quando vai chegar em outras regiões. E vale lembrar: como qualquer IA, o Gemini pode errar de vez em quando e mostrar resultados nada a ver.
Então, se você mora nos EUA, fique de olho nessa atualização e experimente o novo nível de busca por fotos!