O Ubuntu 21.10 será lançado em 14 de outubro de 2021, o seu desenvolvimento ainda esta em estado inicial, mas já temos rumores sobre o que podemos esperar do lançamento que seus desenvolvedores chamaram de “Impish Indri”.
No início do ano foi revelado que o Ubuntu 21.10 é “Impish Indri”, esse codinome não force muitos subtextos. A palavra “Impish” (travesso) significa “…fazer coisas levemente perversas por diversão”, enquanto um “indri” é um lêmure nativo de Madagascar que passa a maior parte do tempo fora do chão e nas árvores.
Terá um suporte de 9 meses, mas com grandes correções de bugs, patches de segurança cítrico e novos lançamentos de aplicativos importantes. A data prevista para o término do suporte é em julho de 2022 e o caminho de ‘atualização’ recomendado será para Ubuntu 22.04 LTS.
Os usuários que são fãs saberão sem dúvidas que 21.10 é o 25º lançamento do Ubuntu desde 2004 e a segunda versão a ser nomeada em homenagem a um animal que começa com a letra ‘I’.
A Canonical quer distribuir o Ubuntu 21.10 com um novo instalador com a IU integrada ao Flutter, esse trabalho no novo instalador do Ubuntu está progredindo lentamente e ainda está longe de ser “funcional”.
Vai ser interessante ver se o desenvolvimento do novo instalador pode começar a tempo para 21.10, caso aconteça algo, o novo instalador provavelmente não será lançado oficialmente antes da versão 22.10.
Os desenvolvedores do Ubuntu estão planejando distribuir o GNOME 40 como a experiência de desktop padrão no Ubuntu 21.10, embora ainda não esteja atualmente disponível para teste nas compilações diárias mais recentes do lançamento.
O plano é manter o desktop Ubuntu do jeito que está, com um Ubuntu Dock colocado no lado esquerdo. Os desenvolvedores da Canonical fizeram contribuições upstream para o GNOME Shell que fazem a experiência baseada no Ubuntu Dock funcionar melhor.
Dizem que a Canonical está considerando lançar o Ubuntu 21.10 com uma extensão que muda os espaços de trabalho horizontais do GNOME 40 para verticais. Dependendo de como o desenvolvimento vai ficar, o Ubuntu 21.10 pode oferecer o GNOME 41 em vez do GNOME 40
A equipe de design baseada na comunidade do Ubuntu escolheu usar Yaru Light como o tema padrão no Impish, citando problemas de esforço em manter as versões “mistas” atuais.
Nenhuma palavra sobre se a interface do usuário Shell também voltará a ser clara.A compactação Zstd, vários anos depois do planejado, será habilitada para o arquivo principal. Isso tornará as instalações do Ubuntu 21.10 mais rápidas do que a instalação do 21.04 – em quanto? Teremos que esperar para ver!
Os usuários do Ubuntu que utilizam drivers gráficos proprietários da NVIDIA poderão, no Impish, usar o Wayland. O Wayland por experiência padrão no Ubuntu 21.04 está atualmente habilitado apenas em sistemas onde é suportado nativamente.
Então, são estas e outras mudanças no Ubuntu 21.10:
- GNOME 40 por padrão
- Kernel Linux 5.14 (ou mais recente)
- Tema Yaru light por padrão
- Novo instalador feito com Flutter
- Nova marca Ubuntu
- Compressão Zstd para pacotes
- Wayland habilitado para usuários de drivers NVIDIA
- Melhorias no touchpad
- Novos papéis de parede