O Linux Mint 20.2 “Uma” foi lançado e traz vários novos recursos, mudanças visuais e correções de bugs, essa nova versão é construída sobre a base do Ubuntu 20.04 LTS, utiliza o kernel Linux 5.4 e traz diversos refinamentos para tornar a experiência mais agradável.
O Cinnamon 5.0 o coração do sistema, agora usa menos memória e traz correções para otimizar o uso desse recurso, sem vazamentos ou subaproveitamento. É possível definir um limite de quanto o sistema vai usar, sendo que 2.014 MB é o menor valor: se ultrapassar, o computador é reiniciado, não perderá sua sessão ou suas janelas, mas o sistema ficará sem resposta até que o processo acabar.
O Nemo 5.0, gerenciador de arquivos padrão do sistema, vem com uma nova roupagem e melhorias focadas especialmente nos recursos de pesquisa. Agora dá para encontrar resultados referentes ao conteúdo dos arquivos. O usuário consegue ativar um modo de painel duplo com a tecla F6. Ele suporta as expressões regulares e pesquisas mais avançadas, exibindo os arquivos favoritos.
Área de trabalho aprimorada
O desktop do Mint é um dos seus principais diferenciais, pois apresenta uma interface familiar com o Windows. O novo sistema nesse quesito traz melhorias para detectar alterações no estado de consumo de energia (excelente para notebooks) e notificações mais diretas.
Os Cinnamon Spices, miniaplicativos como widgets, temas e outras extensões do Mint, agora pode ser atualizado usando o gerenciador de atualizações do sistema. Será possível manter a versão mais recente de todos os seus complementos favoritos sem esforço. Antes, só considerava atualizações de segurança e kernel como relevante, mas agora deve apresentar mais opções.
Esse utilitário de atualização pode ser usado para gerenciar as preferências do Flatpak. Os updates do Flatpak são pausados quando um dispositivo está funcionando com bateria, para assegurar a economia deste recurso. O Mint já vem com o suporte a Flatpak e a Flathub habilitados por padrão.
As notificações do sistema estão aprimoradas e permitem a configuração de diversos perfis de comportamento. É possível reduzir a frequência de alerta ou até definir um comando para ocultá-las completamente.
Antas as atualizações disponíveis eram indicadas por um pequeno ponto laranja no ícone na bandeja do sistema, e isso fazia com que passassem despercebidas por longos períodos. No Linux Mint 20.2, o sistema lembra por quanto tempo cada melhoria está disponível, por quantos dias o computador esteve ativo durante esse tempo e avaliar se uma notificação seria bem-vinda ou não para lembrá-lo das novidades.
Novos aplicativos para produtividade
O Mint 20.2 não deixa a desejar. O Bulky File Renamer é uma nova ferramenta de renomeação de arquivos em massa, poupando o trabalho de fazê-lo um a um.
O Sticky Notes, é uma ferramenta de anotações para substituir o GNote com suporte para múltiplas notas, fundos com cores diferentes e várias opções de personalização, ele conta com um recurso para colocar as notas na área de trabalho e acessá-las de forma mais rápida na bandeja de ícones.
A nova versão do Warpinator chega ao sistema, e utilizado para transferência de arquivos. Agora com suporte a Android e permite a especificação de qual interface de rede que pode ser usada para o compartilhamento de documentos, pastas e outros.
O utilitário da Nvidia chamado Prime, é possível com ele alterar entre GPUs integradas compatíveis com chipsets da AMD.