Na terça-feira dia 10 o Google anunciou uma série de novas medidas se segurança para os seus usuários menores de idade. O objetivo da empresa é preservar adolescentes e crianças que usam a internet.
Essas mudanças afetarão diretamente o YouTube, pois pertence ao Google, além dos serviços on-line da empresa, como a ferramenta de busca e assistente de voz.
Nas principais mudanças de segurança está a inclusão de uma configuração privada para vídeos postados por adolescentes e proteção sobre anúncios exibidos, mas não para por ai, o Google também adicionará a “pesquisa segura” o que vai excluir conteúdo sensível para todos os usuários com menos de 18 anos, antes o filtro so estava disponível para menores de 13 anos.
O intuito do YouTube de privar os vídeos feitos por adolescentes é para possibilitar que eles escolham quem terá acesso. James Beser chefe de gestão de produtos do YouTube Kids and Family, disse “Queremos ajudar os usuários mais jovens a tomarem decisões informadas sobre sua presença on-line e sobre sua privacidade digital”.
A gigante em buscas afirmou que irá desativar o histórico de localização de todos os usuários menores de idade, sem a possibilidade de reativa-lo e também facilitará que as famílias solicitem a remoção de fotos de crianças das buscas de imagens.
Mindy Brooks a diretora de produtos e experiências do usuário do Google, relatou “À medida que crianças e adolescentes passam mais tempo on-line, pais, educadores, especialistas em segurança e privacidade infantil e os formuladores de políticas se preocupam, com razão, em mantê-los a salvo”.