De acordo com informações divulgadas pelo site Android Authority através do informante @AssembleDebug no X (antigo Twitter), o Google está trabalhando em uma maneira mais rápida de transferir dados de um celular antigo para um novo. Um aplicativo voltado para essa finalidade esconde pistas de uma função que pode agilizar o processo de troca.
O novo método de transferência, chamado “MultiTransportD2dTransport”, foi descoberto no app Data Restore Tool na compilação 1.0.624892571. O recurso, mencionado por meio de duas strings encontradas no código do aplicativo, sugere a possibilidade de “acelerar a transmissão de dados” de forma opcional.
Inicialmente, a solução proposta pelo Google envolve o uso simultâneo de Wi-Fi e conexão por cabo para transferir arquivos entre os dispositivos. Dessa forma, os aparelhos não dependeriam exclusivamente de um único canal de comunicação, o que teoricamente aceleraria o compartilhamento de dados.
Além disso, o Google parece estar desenvolvendo uma ferramenta que permitirá a transferência de arquivos entre celulares a qualquer momento, mesmo após a primeira utilização. Chamada de “Restore Anytime” (“Restaure a qualquer momento”, em tradução livre), a função ainda não possui muitos detalhes disponíveis.
Atualmente, a transferência de dados entre celulares só é possível quando o dispositivo de destino é recém-formatado ou acabou de sair da caixa. No entanto, a nova funcionalidade em desenvolvimento removeria essa limitação, permitindo a restauração de fotos, contatos, mensagens e outros arquivos a qualquer momento.
Por enquanto, não há uma data de lançamento prevista para esses novos recursos. No entanto, como estão contidos em um aplicativo nativo do Google, não será necessário ter a versão mais recente do Android para utilizá-los.