MVP metodologia de negocio inovador

A abreviação de MVP vem de Minimum Viable Product que traduzindo para o Português significa Mínimo Produto Viável. O termo foi criado pelo empreendedor visionário Eric Ries, o criador do “Lean Startup” ou “Startup Enxuta”, em 2012 no seu livro “A startup enxuta”, Eric propõe uma abordagem revolucionaria para a administração, fazendo quase um guia prático para o sucesso das startups. O MVP é como um centro de experimentação junto ao cliente que permite vários testes iniciais do negócio, assim, podemos dizer que MVP é um conjunto de testes lançados para um grupo determinado de clientes, com objetivo de testar sua eficácia.

MVP permite testar o impacto de um produto desde o início de seu desenvolvimento, utilizando essa proposta, o tempo entre a ideia e a sua materialização se reduz muito, oferecendo diversos benefícios para tomadas de decisões. Imagine, por exemplo, você pode fazer apresentação de um determinando produto para solucionar um problema e descobre que, diante da situação seu produto apresenta falhas básicas e você tem que fazer uma mudança no ramo do projeto. Com MVP as chances disso acontecer diminui, pois ele permite um olhar mais cedo que o normal e, assim, reduzindo os custos e elevando a eficiência, mesmo que produto esteja no caminho certo, você também terá que otimizá-lo a cada feedback, se tornando assim um ciclo contínuo de aprendizado e validação. É assim no final você terá uma margem de erros bem menor e o valor da solução será incontestável.

 

Lean Startup

Fundamentos principais

  • O modelo de startup enxuta funciona para empresas de qualquer tamanho
  • A startup enxuta é um novo tipo de gestão, pensada para ambientes de risco
  • As startups existem para aprender a desenvolver negócios sustentáveis
  • A atividade essencial da startup enxuta está no ciclo de feedback
  • A startup enxuta deve aderir à contabilidade para a inovação.

 

Para o lançamento de uma MVP segundo o modelo proposto, a startup  enxuta usa a experimentação cientifica como base da gestão de produto, sendo assim, qualquer projeto que busca validação, o mpv parte de uma hipótese.

A hipótese que pode ser o próprio valor do produto na solução dos problemas e anseios dos clientes, capacidade de crescimento e atração de novos públicos, desse modo, o MVP permite a validação e comprovação das hipóteses em um ciclo continuo alimentando a cultura de experimentação da startup enxuta.

 

Exemplos de MVP:

Facebook

O Facebook de Mark Zuckerberg é uma das startups mais bem-sucedidas da história, tornando-se a maior rede social virtual do mundo em pouco mais de dez anos.
A rede foi criada em 2003 e, inicialmente, não passava de um jogo entre estudantes de Harvard.
Foram muitos testes, feedbacks e adaptações em um longo processo de MVP, até que a rede social ultrapassou os muros da universidade e criou um verdadeiro império online.

Nubank

O Nubank é o unicórnio brasileiro das fintechs, as startups dedicadas a soluções tecnológicas para produtos financeiros.
Seus primeiros clientes foram os 12 funcionários que criaram o banco digital, que, então, deram início ao MVP com um grupo selecionado de early-adopters.
Depois de aprimorar o cartão de crédito entre os pioneiros, bastou um investimento e uma matéria na imprensa para que o Nubank virilizasse.

Instagram

A primeira versão do Instagram permitia que usuários compartilhassem fotos com um número limitado de filtros. Ser mais um aplicativo de fotos não era ideal na época, com o mercado saturado com apps de edição de imagens e redes sociais. A proposta, então, era juntar o compartilhamento e a edição em um só lugar. Com tal facilidade, os usuários passaram a adotar a rede como principal.

Esse mindset de criar um espaço no qual é possível executar várias ações ainda permeia a empresa e hoje vemos o Instagram fornecer inúmeras funções.

DROPBOX

O Dropbox tem um dos MVPs mais simples e interessantes. Na verdade, no início, a plataforma de arquivos em nuvem não propôs nenhum produto. Em vez disso, criou um vídeo que demonstrava e explicava facilmente do que se trataria o projeto. Quem se interessasse poderia deixar seu e-mail e, assim que fosse lançado, seria o primeiro a testar. Com o grande sucesso do vídeo (mais de 70 mil e-mails), foi fácil perceber que a ideia era perfeita.

O primeiro produto lançado era bem simples e continha a principal função: armazenamento seguro de arquivos na nuvem