A Microsoft deu início ao processo de desativação da assistente virtual Cortana no Windows 11 após anunciar sua aposentadoria em junho. Os membros do programa Insider estão sendo os primeiros a sentir os efeitos dessa mudança, antes que atinja todos os usuários.
Uma recente atualização na versão de testes do sistema operacional revelou a descontinuação da Cortana. Aqueles que tentam abrir o aplicativo da IA são notificados de que ela não está mais disponível e recebem um link com explicações adicionais.
A página de suporte esclarece que a Cortana como um aplicativo autônomo está obsoleta e será substituída pelo Windows Copilot, baseado no mesmo modelo de linguagem do ChatGPT.
Vale ressaltar que a desativação se aplica somente à Cortana no Windows, sendo que a assistente continuará disponível em outros produtos da Microsoft, como o Outlook mobile e o Teams.
Para quem ainda deseja utilizar a Cortana diretamente no sistema operacional, a alternativa é o Windows 10. No entanto, é importante destacar que a assistente também será desativada nessa edição em breve.
Como alternativas, a Microsoft recomenda o uso do Bing Chat, que fornece respostas de fontes confiáveis, e do Microsoft 365 Copilot, que adiciona recursos de IA ao Word, Excel e outros softwares.
O Windows Copilot, que substituirá a Cortana, está previsto para ser disponibilizado a todos na próxima grande atualização do Windows 11, na versão 23H2, com lançamento previsto para o último trimestre deste ano.