Poucos dias após o TikTok anunciar o recurso Direct Post, voltado para desenvolvedores, que facilita a publicação de vídeos de aplicativos de terceiros em sua plataforma, a Meta revela que seu widget Sharing to Reels para aplicativos móveis está agora disponível para todos os desenvolvedores. Semelhante ao Direct Post do TikTok, o Sharing to Reels da Meta visa aproveitar a comunidade mais ampla de aplicativos de edição de vídeo para aumentar o conteúdo em sua plataforma de vídeo curto e concorrer diretamente com o TikTok.
A integração do Sharing to Reels foi inicialmente lançada em um teste alfa limitado em novembro passado, com a colaboração de diversos fabricantes de aplicativos, como Lightricks (Videoleap), Reface, Smule, VivaVideo, SNOW, B612, VITA e Zoomerang. Na época, a Meta expressou planos de expandir o teste para mais parceiros em 2023, embora não tenha especificado uma data.
Hoje, o recurso Sharing to Reels está disponível para qualquer aplicativo interessado em oferecer integração, possibilitando que seus usuários exportem vídeos diretamente para o Instagram Reels com apenas um toque. Anteriormente, os usuários tinham que exportar vídeos de aplicativos de terceiros para seus dispositivos e, em seguida, carregá-los manualmente no Instagram Reels.
O processo de uso do recurso é simples: os usuários criam e editam seus vídeos no aplicativo de terceiros, tocam no botão de compartilhamento, em seguida, selecionam o ícone do Instagram Reels. Isso os direciona para a Câmera do Instagram, onde podem personalizar ainda mais seus vídeos com áudio, efeitos, narração e adesivos. Eles também têm a opção de gravar ou fazer upload de clipes adicionais. Para concluir o processo, basta preencher a legenda, adicionar hashtags, localização ou marcar outras pessoas e, em seguida, tocar em “Compartilhar” para publicar.
Segundo a Meta, o primeiro teste com o aplicativo Smule registrou um aumento de 150% no conteúdo compartilhado, resultando em um aumento do tráfego orgânico. A Meta elogia a praticidade e economia de tempo do recurso e destaca que os vídeos exportados pelos usuários podem ser vistos através de recomendações públicas nas guias “Momentos” e “Explorar” no Instagram, ampliando sua visibilidade. Os usuários também podem compartilhar seu conteúdo por meio de histórias e mensagens diretas.
A Meta já oferece uma integração semelhante para compartilhar vídeos de aplicativos de terceiros diretamente no Facebook Reels, um recurso anunciado no ano passado. Contudo, a Meta ainda não anunciou novos parceiros para essa disponibilidade expandida, limitando-se a abrir o acesso para desenvolvedores interessados.
Enquanto isso, o TikTok estabeleceu parcerias com vários aplicativos proeminentes, incluindo aqueles com recursos de edição de IA, como o software de edição de vídeo baseado em IA da Adobe, Premiere Pro, e seu aplicativo de criatividade de IA, Adobe Express. Outros parceiros do Direct Post incluem Twitch, SocialPilot e CapCut da ByteDance.