Após anos de antecipação e testes limitados, a Meta iniciou a implementação da criptografia ponta a ponta como padrão para o Messenger. Em um comunicado, Mark Zuckerberg anunciou que as conversas e chamadas pessoais agora contarão com criptografia ponta a ponta por padrão. No entanto, a criptografia para bate-papos em grupo permanece opcional.
A criptografia ponta a ponta é uma camada essencial de segurança, impedindo que a Meta ou terceiros acessem o conteúdo de uma conversa.
Loredana Crisan, chefe do Messenger da Meta, destacou o esforço dedicado à implementação: “Isso levou anos para ser entregue porque dedicamos nosso tempo para acertar. Nossos engenheiros, criptógrafos, designers, especialistas em políticas e gerentes de produto trabalharam incansavelmente para reconstruir os recursos do Messenger do zero”, afirmou em um post no blog.
A Meta introduziu inicialmente a criptografia ponta a ponta no Messenger em um teste limitado em 2016 por meio do modo “conversas secretas”. Em 2021, a empresa incorporou a criptografia para chamadas de voz e vídeo no aplicativo. A opção de criptografia ponta a ponta para bate-papos e chamadas em grupo foi disponibilizada em janeiro de 2022. Em agosto de 2022, a Meta começou a testar a criptografia ponta a ponta para chats individuais. Em agosto de 2023, a empresa afirmou que pretendia implementar a criptografia ponta a ponta padrão até o final do ano.
Em seu blog de engenharia, a Meta explicou que a implementação da criptografia ponta a ponta, usando o protocolo Signal, demandou tempo devido à necessidade de reconstruir recursos específicos, como a biblioteca de adesivos e o armazenamento de bate-papo, desde o início.
Com esse lançamento, o Messenger dá um passo mais próximo de alcançar uma proteção completa de ponta a ponta, semelhante a outro aplicativo de mensagens de propriedade da Meta, o WhatsApp. Em agosto, a empresa também anunciou que os DMs do Instagram receberiam proteção criptografada de ponta a ponta após a implementação no Messenger.
Além dessa atualização de segurança, a Meta está introduzindo novos recursos para o Messenger, como a capacidade de editar mensagens até 15 minutos após o envio, controle de velocidade para mensagens de voz, novos layouts de fotos e vídeos, uma nova interface para mensagens que desaparecem e está trabalhando na possibilidade de enviar fotos e vídeos em HD no Messenger.