A Meta, empresa-mãe do Facebook, Instagram e Threads, revelou na última sexta-feira (5) seus planos de rotular conteúdos criados por inteligência artificial (IA) postados por usuários em suas plataformas. Esta medida, marcada para entrar em vigor em maio, vem como resposta a uma recomendação do Conselho de Supervisão da gigante da tecnologia, atualizando sua política de mídia manipulada estabelecida em 2020.
Conforme anunciado pela empresa, áudios, fotos e vídeos gerados por ferramentas baseadas em IA serão identificados com rótulos específicos. Essa identificação ocorrerá quando os próprios usuários informarem que utilizaram tecnologia de IA ou quando as redes sociais detectarem “indicadores de imagem de IA de acordo com as normas da indústria”. No entanto, a Meta não detalhou o funcionamento desse sistema de detecção, mas afirmou contar com uma rede de quase 100 verificadores de fatos independentes. Estes verificadores serão encarregados de revisar “conteúdos falsos e enganosos” gerados por IA, atuando no combate à desinformação nas redes sociais da empresa.
Com essa mudança, os conteúdos produzidos por IA receberão o selo “Made with IA” (“Feito com IA”, em tradução livre). Se a Meta considerar que o material tem potencial para enganar o público sobre questões relevantes, o rótulo poderá vir acompanhado de informações adicionais para contextualizá-lo.
Remoção de Conteúdos Gerados por IA
A atualização nas políticas da Meta para conteúdos manipulados evitará que esses materiais postados no Instagram, Facebook e Threads sejam restringidos, como ocorre atualmente. A empresa poderá adicionar contexto em postagens específicas para educar os usuários, se necessário, evitando assim “o risco de restringir sem necessidade a liberdade de expressão”.
É importante ressaltar que a Meta já rotula imagens fotorrealistas feitas com sua própria ferramenta de IA, adicionando o selo “Imagined with AI” (“Imaginado com IA”). No entanto, a vice-presidente de política de conteúdo da Meta, Monika Bickert, enfatizou que a remoção de conteúdos que violem as diretrizes da comunidade permanece inalterada. Em outras palavras, materiais podem ser excluídos se não estiverem em conformidade com as normas sobre intimidação, interferência eleitoral e assédio, independentemente de terem sido criados por humanos ou por IA.