Sobre o Linux Mint
O Linux Mint, é uma distribuição do Linux irlandesa. Pode se basear no Ubuntu ou no Debian, sendo compatível com o Ubuntu. O Linux Mint é considerado um dos sistemas mais “amigo do usuário” (user-friendly), que indica a facilidade em seu uso.
A ultima versão estável do Linux Mint é a de número 17 (ROSA). No entanto, desde o dia 08 de junho se encontra disponível a versão Beta da versão 18, chamada de Sarah.
O que há de novo no Linux Mint 18?
A versão Sarah é uma versão LTS (Long Term Support), ou seja, haverá suporte para reparos e atualizações a longo prazo: neste caso, até 2021 – seguindo o padrão de 5 anos. Essa versão conta com a interface gráfica MATE 1.14, MDM 2.0, o Kernel do Linux é o 4.4 e um pacote de base do Ubuntu 16.04.
O MATE 1.14 conta com: atualizações nas traduções, GTK3 melhorado, “scroll” com dois dedos pode ser dado separadamente. Você pode redimensionar os ícones da barra de menu e dos itens do menu.
Um novo tema chamado Mint-Y também foi incorporado a essa versão.
O comando “apt” continua a suportar o que já suportava, incluindo agora a sintaxe do Debian “apt”, além de alguns benefícios.
A tela de login oferece agora que você selecione um usuário – em casos de onde o username precisa ser digitado, você precisa pressionar F1 antes de digitar o nome.
O HiDPI também foi melhorado. O Firefox, os X-apps e a maioria dos Mint apps foram migrados para o GTK3. Steam, Spotify, Dropbox e outros programas foram adicionados ao controle de software (Software Manager) e tem fácil instalação.
Pré-requisitos de instalação
As recomendações para que o Linux Mint 18 seja instalado são as seguintes (sem estes pré-requisitos, a instalação não será feita):
- É preciso que tenha no mínimo 512MB de memória RAM. Para um uso confortável, recomenda-se a memória RAM de 1GB
- No mínimo 9GB de espaço no HD. Para um uso confortável, recomenda-se 20GB de espaço.
- Placa de vídeo que suporte uma resolução 800×600. Recomenda-se a resolução de 1024×768.
- Uma porta USB ou um DVD drive.
Como fazer o download:
Você pode fazer download das versões beta (32-bits ou 64-bits) neste link: https://ftp.heanet.ie/mirrors/linuxmint.com/testing/.
Destacamos a necessidade de um software que grave imagens ISO para que você possa fazer a instalação.