A LG destacou um comunicado a imprensa, “Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020” e acrescentou a gigante de tecnologia,“Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global [sede global da empresa] decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”
No Brasil a LG, é uma das maiores empresas no ramo de eletrônicos, presente no pais há mais de 15 anos, a empresa tem três subsidiarias próprias aqui: um escritório em São Paulo e duas unidades produtivas, em Manaus e outra em Taubaté – São Paulo, a empresa não informou a mídia os impactos que o fim da produção global de smartphones terá nas fábricas no Brasil.
Em nota a empresa diz, “[A LG Electronics do Brasil] irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor”.
A LG de Taubaté está com seus funcionários de greve desde do último dia 26. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, a planta da empresa, no interior paulista, tem cerca mil empregados, sendo 400 no setor de celulares.
No interior paulista os funcionários de três empresas fornecedoras da LG Sun Tech, em São José dos Campos (SP), Blue Tech e 3C, em Caçapava (SP) – anunciaram no dia 5 que vão entrar de greve para pressionar a empresa LG a preservar os empregos no Brasil, essas três fábricas produzem exclusivamente celulares para a LG.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), o fim da produção de celulares da LG deverá levar ao fechamento de 430 postos de trabalho nas fornecedoras.
No período da tarde do dia 5, o Procon de São Paulo notificou a LG do Brasil para haver um esclarecimento do encerramento das operações de fabricação de celulares. Entre outras informações, a empresa terá de fornecer: a relação completa de todos os modelos de smartphones disponibilizados no mercado de consumo brasileiro nos últimos três anos com os correspondentes manuais de usuário e a relação de assistências técnicas autorizadas.
O Procon também demandou informações sobre o período estimado de vida útil dos aparelhos; um plano de atendimento aos consumidores, com indicação de tempo de vigência; e a comprovação de funcionamento de canais de atendimento aos consumidores, para recebimento e tratamento de demandas após o encerramento das atividades da empresa. A LG terá até o dia 9 de abril para responder aos questionamentos.