Há alguns meses o Linux Mint 20 com o nome de Ulyana foi lançado, atualizando a base do Ubuntu 20.04 e com isso trazendo melhorias para os usuários, esse sistema utiliza a interface Cinnamon e traz uma série de recursos, recentemente entrou em beta. Confira as novidades abaixo.
Aplicativos novos
O Linux Mint trouxe alguns apps novos para compor seu sistema operacional. Embora essas aplicações não são tão uteis para algumas pessoas, elas certamente oferecem um diferencial para o sistema.
Hypnotix
É uma forma de ver tv, o projeto que começou com um simples trabalho paralelo, é a grande novidade desta versão. O Hypnotix é um player IPTV que oferece suporte para listas de reprodução M3U. Por padrão, a aplicação traz um provedor de IPTV gratuito, chamado de Free-IPTV, dessa forma fornece canais de TV ao vivo disponíveis gratuitamente, porem, e possível adicionar novos provedores pela interface.
Nemo
A nova versão do Nemo permite que o usuário possa salvar os seus arquivos favoritos, permitindo que alguns aplicativos fiquem ainda mais fáceis de serem encontrados, os aquivos e pastas, marcados como “favoritos” ficam fixos e são destacados dos arquivos “comuns”, dessa forma ajudando o usuário a se organizar melhor.
Web Apps
Essa ferramenta nova baseado no ICE, com uma interface padronizada para se integrar melhor ao sistema, e essa aplicação pode ser útil para pessoas que não utilizam navegadores com suporte nativo a PWA.
Melhorias de impressão
O Linux Mint recebeu melhorias no suporte a impressoras e scanners que em versões anteriores dependiam da disponibilidade de drivers que deviam estar inclusos no Kernel ou adicionados manualmente pelo usuário do sistema.
Tiveram também outras melhorias como:
Aceleração de vídeo via hardware no Celluloid;
Migração do gerenciador de drivers para PackageKit;
Adição do navegador Chromium ao repositório do sistema.