Nessa quarta-feira dia 23 de junho, o criador do antivírus informático John McAfee foi encontrado morto em sua cela em uma prisão espanhola, até o momento ele cometeu suicídio, horas após Audiência Nacional aprovar sua extradição para seu pais de origem, os Estados Unidos, informou uma porta-voz oficial.
A porta-voz do sistema penitenciário na Catalunha (nordeste) informou, sem dar muitos detalhes, “Foi encontrado morto em sua cela, aparentemente por suicídio.
Desde outubro do ano passado John estava preso em Barcelona. Sua prisão foi anunciada um dia após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos detalhar a acusação de McAfee. Ele não teria, entre outras, declarado a renda milionária obtida de atividades como a promoção de criptomoedas, ou a venda de direitos de um documentário de televisão sobre sua vida.
Uma acusação estabelecida em junho e revelada em 5 de outubro, apontou o que John não pagou impostos de 2014 a 2018, apesar de ter recebido “receitas consideráveis” de várias fontes.
Para evitar o pagamento de imposto, John ordenou que sua renda fosse depositada em contas de terceiros, incluindo conta de criptomoeadas. E também erá acusado de esconder seus bens da administração tributária dos Estados Unidos, imóveis, um iate e um carro, esses bens estariam em nome de outras pessoas.
A polícia espanhola as autoridades americanas emitiram um mandado de busca por intermédio da Interpol e aguardavam sua extradição.
O Tribunal Nacional espanhol decidiu na data de 21 de junho e divulgada nesta quarta-feira, autorizou a extradição de John McAfee para os Estados Unidos.