Há indícios de que o iOS 18 poderá finalmente permitir que os usuários do iPhone coloquem ícones de aplicativos em qualquer lugar da tela principal. Fontes consultadas pelo site MacRumors indicam que, semelhante ao sistema Android, os proprietários de iPhones poderão posicionar os atalhos dos programas em qualquer ponto da grade de aplicativos.
Com essa mudança, os usuários teriam a liberdade de rearranjar os ícones conforme suas preferências, criando espaços em branco ou organizando os aplicativos em filas verticais, por exemplo. Essa adição representa uma novidade interessante para quem busca uma maior personalização no iOS, além de oferecer mais destaque para o papel de parede da tela principal.
Embora a capacidade de rearranjar os ícones na tela principal ainda não tenha sido confirmada, essa não é a primeira vez que o recurso é mencionado por fontes informadas. Já em março, o analista da Bloomberg, Mark Gurman, sugeriu que essa novidade estava em desenvolvimento, embora sem detalhar exatamente como funcionaria.
Considerada uma das maiores atualizações do sistema da Apple, o iOS 18, codinome “Crystal”, promete trazer várias ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), muitas delas integradas à Siri, além de diversas outras adições.
Os rumores até o momento indicam que a empresa está cada vez mais integrando a IA em seu ecossistema, introduzindo ferramentas generativas no Apple Music, nos Atalhos e em outras áreas.
Felizmente, a espera pelo iOS 18 não deverá ser longa. A previsão é de que a Apple anuncie o novo sistema operacional durante a WWDC 2024, evento focado em software, geralmente realizado em junho.