Introdução ao desenvolvimento Web e como eu comecei a programar e criar sites

Eu lembro quando eu estava começando a aprender programação, a cerca de 17 anos atras ou mais, eu estava aprendendo a programar em Visual Basic 6 com banco de dados Access, uma linguagem antiga que era muito usada na época do Windows 98, Millenium e 2000.

Naquela época um amigo meu que estava aprendendo a programar pra web falou a seguinte frase: “A Internet é feita no Bloco de Notas”.

Nessa época eu não sabia nada, absolutamente nada de web, html, tcp/ip, protocolos, modelo OSI, nada e eu fiquei pensando, sem entender o que ele quis dizer com aquilo, mas como assim a internet é feita no bloco de notas?, o que ele quis dizer com isso, ele também foi embora e não deu maiores explicações sobre isso.

Quando eu cheguei em casa eu liguei o meu computador com os meus 32 mega de memória ram, processador intel celeron de 600 MHZ, HD de 10GB e Windows 98 instalado, abri o bloco de notas e fiquei olhando pra tela e pensando mas como assim, como assim, como a internet pode ter sido feita com isso.

Na época eu não podia simplesmente pesquisar no Google,

primeiro porque eu usava internet discada e não dinheiro, então tinha que esperar dar 00:00 pra acessar a internet mais barato e usar aqueles CDzinhos de 300 Horas gratis Que a America Online mandava pelo correio pra todo mundo na época antes do estouro da Bolha das Empresas .com que ocorreu em 2000 e segundo porque o Google simplesmente ainda não existia.

Existiam sites como altavista, yahoo, cade, um site de buscas brasileiro que fazia muito sucesso nessa época aqui no brasil, esse site não tinha um algorítmo de busca como o que o google usa e os resultados das buscas eram cadastrados manualmente pelos funcionários e o UOL Metaminer, um site de busca brasileiro criado por estudantes de ciencia da computação e que foi incluido no portal do UOL.

UOL era um site muito mais influente na época do que é hoje, era o maior provedor de internet discada brasileiro, competia com a America Online e com o IG e na época já tinha um grande portal de notícias e as famosas salas de bate papo que faziam muito sucesso nessa época que ainda não existiam sites como Orkut, Facebook, Myspace, Badoo todos esses outros que você conhece agora.

Na época era só o Batepapo do Uol, o MIRC, o ICQ e o AOL Instant Messenger. Nem o MSN ou Skype existiam.

Na época, lendo as revistas de informática que vinham com CD Rom com programas, jogos, tutoriais e até com distribuições linux e que vendia na banca de jornal eu achei uma que ensinava a criar sites. Isso foi mais ou menos na mesma época que eu citei no video de como eu conheci o Linux.

A revista falava sobre criadores de sites e provedores de hospedagem gratuitos que existiam na época como HPG e Geocities.

Eu cheguei a criar um site usando o HPG mas na pratica eles entregavam paginas prontas que eu só escolhia a cor e o conteudo, equivatente a um Wix de hoje em dia, respeitando a tecnologia de cada época.

Eu soube da existência de coisas como Frontpage, Perl, Active Perl, Apache, IIS, CGI, PHP-Nuke, Flash, Action Script, Javascript, os pesados Applets java, tudo parecia muito novo, dificil e complexo e então eu fui atras dos fundamentos para entender cada parte e a partir do entendimento de cada parte simples chegar ao entendimento do todo complexo.

Eu descrevi mais sobre essa época no meu post: como eu comecei a programar.

eu teria que responder as perguntas básicas entendendo tudo o que está envolvido:

Como a internet é feita no bloco de notas?

O que é a internet?

Porque os sites começam com http:// possuem www. um nome qualquer e terminam com .com.br/algumacoisa.html ou .html?

esse formato de endereço é uma URL ou identificador universal de recurso

esse endereço permite acessar um documento de hipertexto localizado em um determinado local na web ou localização eletronica ou web site que fica armazenado em um servidor

http siginifica em portugues protocolo de transferencia de hipertexto

protocolo é o formado da mensagem, um protoclo é uma convenção que possibilita conexão e transferencia de dados entre sistemas computacionais, um desses protocolos é o http e existem outros como ftp, dns, dhcp, php, telnet, ssh e todos os outros que fazem parte da pilha de protocolos TCP/IP.

HTTP é um protocolo de comunicação para sistemas de hipertexto.

https://tools.ietf.org/html/rfc2616

hipertexto é um texto com links para outros textos, é um conjunto de informações na forma de textos, imagens ou sons que pode ser acessado através de referencias chamadas de hiperlinks que permitem navegar de um conteúdo a outro interconectando partes de informação, esse conceito foi criado nos anos 60 por ted nelson que criou os termos hipertexto e hipermidia.

:// é a parte que separa o protocolo usado do nome do site

www é a sigla de World Wide Web ou Rede mundial de Computadores, uma rede de páginas de hipertexto interligadas que funcionam na internet.

A Web ou World Wide Web ou WWW foi criada pelo Tim Berners Lee no CERN em 1984 para facilitar o compartilhamento de informações entre os pesquisadores.

Eu expliquei mais sobre isso no meu artigo: A Origem da WEB.

CERN é um centro de pesquisa europeu onde anos depois foi criado um acelerador de particulas gigante que fica no subsolo de alguns paises da europa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Berners-Lee

Diferente do que algumas pessoas pensam, WEB é diferente de Internet como eu já expliquei em uma videoaula. Web é a rede de páginas interligadas.

depois do www vem o endereço do site que chamamos também de nome de dominio

a terminação .com identifica é um site comercial com significa comercial apesar de ninguem obedecer os significados originais hoje em dia

e .br significa que fica no brasil

/algumacoisa.html

é uma refencia a um arquivo html armazenado em uma pasta dentro do servidor WEB

Servidor Web é um programa que roda em um computador conectado a uma rede que tem a função de servir paginas web para quem acessar esse servidor a partir do seu endereço IP e identificação da porta do servidor, geralmente a porta 80, ou pode ser acessado também através do seu nome de dominio se conectando ao servidor usando o protocolo HTTP.

e aí chegamos a resposta para como a internet é feita no bloco de notas.

Na verdade essa afirmação está errada, a afirmação certa seria: páginas web podem ser feitas no bloco de notas.

então chegamos a forma mais simples de se criar uma página web: escrever arquivos com código HTML usando o bloco de notas e salvar com a extensão .html ao invés de .txt, depois disso copiar esse arquivo pra um servidor web e a partir daí ele pode ser acessado pela internet.

escrevendo códigos como:

<html>

<head>

<title> </title>

</head>

<body>

Olá Mundo

</body>

</html>

Na época eu cheguei até a desenvolver um agregador de canais de tv e estações de radio via internet usando a linguagem Visual Basic em conjunto com páginas web e que estava disponível para download em sistes como superdownloads.com.br.

Eu decidi criar um curso online de desenvolvimento front-end diferente de todos outros que já existem e onde você vai aprender de verdade.

Eu quero ter certeza de que o curso vai realmente ser útil pra você, então se você quer que esse curso realmente seja disponibilizado e que eu adapte o conteúdo para resolver as suas necessidades atuais, eu peço que você me ajude preenchendo essa pesquisa de interesse:

📝

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIua4G0mdi1nAyDi77pRNuX2FGbXu7UoUmzDCrM7sv0kyWDQ/viewform?usp=sf_link

referencias:

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/confira-dez-sites-brasileiros-que-foram-enterrados.html