O Instagram anunciou oficialmente na quarta-feira (21) o lançamento do seu marketplace de criadores de conteúdo no Brasil, com o objetivo de simplificar a conexão entre influenciadores e marcas em busca de novas oportunidades de parcerias. O recurso, que foi testado inicialmente em 2022 nos Estados Unidos, agora está sendo expandido para mais países.
Na plataforma, os produtores de conteúdo têm a possibilidade de criar um portfólio para destacar suas características únicas, conforme explicado pela Meta. Informações como quantidade de seguidores, engajamento e histórico de trabalhos anteriores podem ser adicionadas, além da indicação de marcas e interesses relevantes.
Por outro lado, as marcas podem encontrar o influenciador ideal para suas campanhas, filtrando por atributos e público-alvo, visualizando listas de interessados em parcerias, revisando portfólios de candidatos e conferindo recomendações personalizadas com base em aprendizado de máquina.
Segundo a big tech, os anúncios em parceria são a opção mais eficaz e transparente para a realização de colaborações por meio do marketplace de criadores do Instagram, embora haja outros formatos disponíveis na ferramenta para atender a diferentes necessidades.
A estreia do marketplace de criadores está prevista para as “próximas semanas”, conforme anunciado pelo Instagram. Além do Brasil, a função será lançada na Austrália, Canadá, Reino Unido, Japão, Nova Zelândia e Índia. Marcas chinesas também serão convidadas a participar, conectando-se a influenciadores de outros países.
Os criadores poderão acessar o novo recurso por meio do painel profissional no aplicativo da rede social, onde poderão visualizar solicitações e conversas na seção “Mensagens de parceria”. Para as empresas, o gerenciamento do recurso estará disponível no Meta Business Suite.
Com a ampliação da função, o Instagram oferece a mais usuários e anunciantes uma ferramenta semelhante às encontradas em plataformas como TikTok e Kwai. O YouTube também oferece serviços semelhantes, conectando criadores às marcas em busca de parcerias.