O Instagram e o Threads estão se aproximando cada vez mais do fediverse! Nesta terça-feira, Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que agora os usuários que conectaram suas contas ao fediverse (a famosa rede social aberta) podem ver quem curtiu e seguiu seus perfis em servidores como Mastodon e Pixelfed.
Além disso, o tempo para editar postagens no Threads foi ampliado, passando de cinco para 15 minutos, dando mais flexibilidade aos usuários para fazer alterações após a publicação.
Agora, ao acessar a atividade de uma publicação ou a lista de seguidores, você poderá visualizar não só as interações de usuários do Threads, mas também de pessoas conectadas ao fediverse. Basta tocar em “fediverse followers” ou “fediverse likes” para ver os detalhes.
Essa nova função é parte do esforço do Threads em se conectar com o fediverse, que começou a permitir integração de contas em março. Recentemente, eles também habilitaram a visualização de respostas vindas do fediverse, trazendo mais conteúdo para a plataforma. Ainda não é possível responder diretamente a essas interações, mas a Meta já confirmou que esse recurso está a caminho.
O Threads, com quase 200 milhões de usuários, é atualmente a maior rede social a adotar o protocolo ActivityPub, que conecta a rede descentralizada do fediverse, hoje com mais de 12 milhões de usuários.
Essa nova etapa é um passo significativo para quem busca um ambiente mais conectado e dinâmico entre redes sociais abertas e fechadas.