A corrida espacial ganhou um novo inimigo: hackers. Enquanto cientistas exploram novos horizontes, cibercriminosos estão aproveitando brechas na segurança de sistemas espaciais para causar estragos, roubar dados confidenciais e até criar armas. Quem revelou tudo isso foi a CNBC, e o alerta é sério.
A maioria dos ataques acontece porque os sistemas espaciais, como satélites e naves, estão cada vez mais dependentes de inteligência artificial (IA). A ideia é dar mais autonomia às missões, mas essa integração de sistemas também abre portas para invasores.
De acordo com Sylvester Kaczmarek, diretor da OrbiSky Systems, a IA é útil para interligar tecnologias, mas, se um hacker consegue acesso, pode assumir o controle total. Imagine: eles podem paralisar naves, sabotar missões ou até transformar esses sistemas em armas.
Estados Unidos na mira de espiões
Elon Musk e o governo dos EUA já acusaram hackers russos e chineses de mirar sistemas como os satélites da SpaceX e da Blue Origin. Em 2022, Musk afirmou que o Starlink sofreu um ataque cibernético, enquanto espiões chineses foram alertados como potenciais ameaças no ano seguinte.
E não para por aí: Kaczmarek diz que cibercriminosos podem envenenar os dados das IAs ou usar engenharia reversa para roubar informações. No pior dos casos, poderiam tomar controle de missões secretas.
Os perigos de um ataque espacial
Os problemas não se limitam ao espaço. De acordo com Wayne Lonstein, da VFT Solutions, falhas nesses sistemas podem gerar um efeito dominó, impactando a infraestrutura crítica na Terra — como energia, internet e outros sistemas vitais.
E, no espaço, a falta de reparos torna tudo mais complicado. William Russell, do Escritório de Responsabilidade do Governo dos EUA, alerta que, uma vez que algo é hackeado lá em cima, não há como consertar.
A solução passa por mais supervisão humana sobre os sistemas de IA e a adoção de medidas rigorosas de segurança cibernética. É preciso equilibrar a autonomia dos sistemas com uma vigilância mais robusta para evitar que o futuro da exploração espacial caia nas mãos erradas.
Enquanto isso, o conselho é claro: os engenheiros espaciais precisam aumentar suas defesas, porque a batalha pelo espaço agora também inclui linhas de código maliciosas.